Setecidades Titulo
Diadema usa atores para tentar educar pedestre no trânsito
Sergio Campos
Do Diário do Grande ABC
23/10/2002 | 21:56
Compartilhar notícia


Humor e brincadeira com palhaços foram as formas que a Prefeitura de Diadema encontrou para tentar educar pedestres no trânsito. A medida começou nesta semana, mas faz parte da campanha permanente de conscientização de trânsito do município. Os atores atuam nos cruzamentos com movimento intenso ou naqueles que oferecem maior risco de atropelamento.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito do município, José Eduardo Rosário dos Santos, a cada dia os atores estarão em um local diferente e não há prazo para o projeto acabar.

“O trabalho com atores começou nas escolas, com apresentação de peças teatrais, jograis e distribuição de cartilhas. Todas as ferramentas ensinavam as criança como se comportar no trânsito, além de leis de trânsito e obrigação dos pedestres”, disse Santos.

Nas ruas, de acordo com um dos atores, Eduardo Amaral, houve boa aceitação das pessoas. Os atores alertam os pedestres a atravessar apenas na faixa, aguardar o sinal vermelho e ensinam a forma correta de os pais segurarem os filhos, que deve ser pelo pulso, que é mais firme, e não pela mão – quando a criança pode escapar. “Quando um pedestre comete alguma infração, assobiamos, choramos, e até puxamos a orelha (de forma simbólica, por meio de mímica). As pessoas acabam aprendendo que não devem arriscar suas vidas e vale a pena esperar alguns minutos para atravessar em segurança”, disse Amaral.

Índices – De acordo com o diretor de trânsito, a campanha permanente de conscientização começou em 2001, e apresentou uma redução de 43% no número de acidentes no primeiro ano. Em 2002, o índice subiu para 75%. “Em relação a vítimas, no ano 2000 foram registrados acidentes com 82 vítimas fatais. Em 2001, caiu para 14, enquanto em 2002 não houve nenhuma vítima fatal”, afirmou Amaral.

A campanha permanente começou com reforço de sinalizações horizontal e vertical, novos equipamentos semafóricos – com temporizador – e, posteriormente, radares e a campanha com os atores e cartilhas em escolas e ruas. “Em breve, instalaremos semáforo com temporizador também para pedestres”, disse o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;