Política Titulo Questionamentos
Reforma da Câmara gera dúvidas
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
03/03/2012 | 07:42
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Duas semanas após iniciar os trabalhos, a comissão provisória responsável por acompanhar as obras de reforma no prédio da Câmara de São Bernardo solicitou à mesa diretora documentos relativos à medição da intervenção, do processo de licitação e dos pagamentos efetuados até o momento.

O presidente do grupo, Marcelo Lima (PPS), aponta que há dúvida relativa ao processo de licitação da obra. "O valor do projeto base não condiz com o valor da obra", aponta o popular-socialista. O parlamentar observa também que não há fiscalização. "Até onde sabemos, ninguém faz esse trabalho", alega.

Com base na análise inicial da documentação, a comissão encaminhou ofício ao presidente da Casa, Hiroyuki Minami (PSDB), pedindo resposta aos questionamentos. Mas, segundo Marcelo Lima, ainda não houve resposta.

O presidente da comissão pretende concluir a análise da documentação o mais rápido possível. "Não é tarefa fácil. São cinco volumes com 1.000 folhas cada um", justifica.

Logo que anunciou o projeto de reformar o prédio legislativo, Minami apresentou orçamento inicial de R$ 36 milhões. Com a abertura da licitação para contratar a empresa responsável pelo serviço, a construtora Cronacon, de São Paulo, venceu o certame, apresentando proposta de R$ 28,4 milhões. A previsão é que o novo prédio do Legislativo seja entregue em outubro.

A iniciativa para acompanhar as obras na sede do Legislativo partiu da bancada de situação, que desde o início critica à reforma do prédio da Câmara.

Por meio de requerimento do vereador Fabio Landi (PSD), os governistas tentaram emplacar uma comissão provisória para acompanhar a intervenção.

Mas, para que a matéria fosse apreciada em plenário, eram necessárias 11 assinaturas. E nas duas sessões em que os governistas tentaram a manobra, conseguiram apenas dez rubricas, correspondentes ao número de governistas na Casa.

Para acabar com o impasse, Minami nomeou Marcelo Lima, que preside a comissão permanente de fiscalização de contratos e convênios para encabeçar a fiscalização da obra. Completam o grupo os vereadores Ary de Oliveira (PSB) e Admir Ferro (PSDB).

Procurado, Minami não retornou aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;