Política Titulo
Secretários de Marinho prestam contas para o PT
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:20
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Os secretários do governo Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, prestam contas para o PT. Dentre os objetivos, afinar o discurso da militância sobre programas e obras da administração com vistas à eleição do ano que vem.

"Temos de preparar as pessoas para que sejam multiplicadores das informações sobre os projetos nas ruas. Nem sempre sabemos o que de fato o governo está fazendo, por isso esse diálogo é importante", discorreu ontem o presidente do diretório, Wanderley Salatiel. "O desafio (pleito de 2012) que não será fácil."

Além das explanações do que as Pastas estão fazendo, os integrantes do primeiro escalão da gestão petista são cobrados pelos militantes. Salatiel pondera, no entanto, que o objetivo não é pressionar os secretários. "Existe a cobrança natural de quem quer ver melhorias para a população. Se há algo errado será apontado. Também damos sugestões", frisou o dirigente.

Na noite de ontem, os secretários Evandro de Lima (Relações Internacionais) e Jefferson José da Conceição (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) falaram sobre seus projetos na sede do PT, no Centro, e foram sabatinados ao final.

 "Esse debate é tão natural quanto necessário. Bom seria se outros partidos nos chamassem para fazer o mesmo, para que informações das nossas ações se espalhem", analisou Evandro, que concorreu a prefeito em 2008 pelo PTdoB. "Hoje tenho o PT como parceiro. Na eleição passada tínhamos o mesmo objetivo: tirar a gestão que estava na Prefeitura."

O petista Jefferson da Conceição destacou que "é mais do que um dever" dar explicações aos militantes da legenda. "É a casa da luta da classe operária, trabalhadora."

Os integrantes do primeiro escalão foram indagados sobre projetos em parceria com Cuba que estão parados (Havana é cidade-irmã de São Bernardo) e a deficiência da rede hoteleira no município. "Precisamos realmente retomar alguns convênios. E quanto aos hotéis, existe essa dificuldade, mas o poder público não tem muito o quê fazer, depende da iniciativa privada. Tentamos intermediar a negociação com algumas empresas, mas o preço dos terrenos na cidade está muito alto e isso dificulta a viabilização", disse Evandro de Lima.

O secretário ressaltou que os principais projetos de sua área são os seminários e rodadas de negócios com o setor empresarial, além das visitas a outros países para angariar investimentos e contatos com cônsules e embaixadas.

Jefferson da Conceição destacou as ações na área de Turismo, como a recuperação da Cidade das Crianças e a futura revitalização do Parque do Estoril, além de iniciativas para fomentar o desenvolvimento econômico, como a feira de móveis realizada recentemente. "Temos projetos que serão viabilizados como festival gastronômico, sala do empreendedor e incubadora de empreendimentos solidários", completou.

A próxima rodada de explanação de titulares do governo Marinho confirmada é dia 28, com participação de Frank Aguiar (vice-prefeito e secretário de Cultura) e Tássia Regino (Habitação).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;