Cultura & Lazer Titulo
Mais do que utensílios
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Há muito mais do que peças utilitárias na arte da cerâmica. É com o objetivo de enaltecer o segmento que será aberta hoje para o público a Mostra de Cerâmica de Santo André. O evento segue em exposição até o dia 6 com entrada gratuita.

Organizada pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto, a atração conta com um total de 100 obras de 21 artistas diferentes, entre eles nomes de São Paulo e representantes do Grande ABC. A primeira edição da mostra ocorreu em 2009. Neste ano, a homenageada será Regina Tsuchimoto, que terá alguns de seus trabalhos reunidos em sala especial.

Um dos desafios dos participantes é dar fins menos comuns ao material. "Gosto que as pessoas absorvam a cerâmica de maneira diferente. Por isso procuro o caminho de puxar meus projetos para um lado mais artístico", diz a andreense Eliana Mota. Com a instalação 'Borbulhar', ela apresenta cinco bolhas que se unem para formar uma trilha. "Queria movimento e que o olhar do público tivesse um caminho a percorrer."

O artista plástico André Luiz Yassuda, de São Paulo, trabalha com massas de argila e material orgânico. O intuito de suas seis obras em exposição é de que tudo fique da maneira mais natural possível. Segundo ele, "tem a ver com o movimento dos seres vivos. Trabalho às vezes de olhos vendados para obter algo espontâneo."

A mostra terá o papel de mostrar ao público que a cerâmica vai além de objetos que enfeitam ambientes. "Há um certo preconceito em torno desse tipo de trabalho. No Brasil, não temos a possibilidade de olhar a cerâmica como arte", afirma Eliane. "O processo de uma obra é muito bonito e quase ninguém sabe."

Mostra de Cerâmica de Santo André - Exposição. Até dia 6. No Salão de Exposições (Paço Municipal) - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0605. Ter. a sáb., das 12h às 17h e das 18h às 21h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;