Internacional Titulo
EUA: Lobby no Congresso para apoiar os transgênicos
Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 19:07
Compartilhar notícia


Organizaçoes agrícolas, apoiadas por cientistas, pediram nesta semana colaboraçao ao Congresso para convencer a opiniao pública das vantagens dos alimentos geneticamente modificados.

Na Europa e no Japao, principais compradores de produtos agrícolas norte-americanos, a desconfiança em relaçao aos transgênicos é cada dia maior.

Robert Smigelski, representante da Organizaçao de Cerealistas e de Alimentaçao Animal (NGFA), disse que "é contra à etiquetagem obrigatória desses alimentos".

A questao do rótulo obrigatório é polêmico e os produtores norte-americanos fazem pressao sobre o governo a fim de nao ceder ante europeus e japoneses durante a Rodada do Milênio, da Organizaçao Mundial de Comércio, no final de novembro em Seattle.

"O governo dos EUA nao deve em nenhum caso aceitar a etiquetagem obrigatório dos transgênicos na OMC", destacou Marc Curtis, presidente da Organizaçao norte-americana de Soja (ASA).

Os agricultores temem as conseqüências da decisao do governo japonês de exigir a etiquetagem obrigatória para 30 produtos suscetíveis, a partir do primeiro semestre de 2001, decisao que poderia pôr em risco a exportaçao prevista de 700.000 toneladas de soja.

Os agricultores criticam por outro lado a decisao recente de uma das principais distribuidoras de farinha norte-americana, Archer Daniels Midland, de pedir às cooperativas de cereais e aos comerciantes do varejo para separar os cereais geneticamente modificados dos outros, para satisfazer os pedidos de seus clientes no Japao e nos Estados Unidos.

Esta decisao chegou muito tarde, segundo os agricultores, que plantaram no primeiro semestre entre 20 e 25 milhoes de hectares de milho e soja transgênicos, uma área recorde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;