Política Titulo
Acre debate criação de parlamento indígena
Da Agência Brasil
23/04/2007 | 17:56
Compartilhar notícia


O Acre discute atualmente a criação de um parlamento indígena, que serviria para orientar as políticas públicas para as comunidades indígenas, fazendo uma ponte entre o governo e as 14 etnias do Estado.

“Esse parlamento é um espaço onde a gente coloca todas as organizações e lideranças indígenas em nível de igualdade. Um espaço democrático onde todos participam. É uma forma de a gente, como governo, ter um diálogo direto com as comunidades”, afirmou Francisco Pinhanta, assessor especial dos povos indígenas do governo do Acre.

Segundo o índio Isak Piankó, da etnia Ashaninka, a maior vantagem da criação do parlamento é a participação mais direta das comunidades indígenas nas decisões que serão tomadas pelo governo estadual.

O Acre é o único estado que discute uma proposta do gênero. A criação do novo órgão é uma iniciativa das organizações indígenas do Estado e sua composição deve ser definida no 2° Fórum dos Povos Indígenas, no final do ano. No 1º Fórum, realizado no último dia 19 (Dia do Índio), a criação do parlamento foi o assunto mais debatido.
',') -->



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;