Economia Titulo
Dia das Crianças supera data das mães
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
14/10/2010 | 07:36
Compartilhar notícia


O Dia das Crianças superou a comemoração das mães, pelo menos em consultas nos órgãos de crédito. Pesquisa da Serasa Experian aponta que o número de acessos ao cadastro de inadimplentes foi 12% maior do que no mesmo período do ano passado e 8,5% melhor no fim de semana que antecedeu a data. Shoppings ainda fazem balanço, mas apontam que o movimento não desapontou e foi até 43% melhor do que o registrado na data em 2009.

"O desempenho foi muito além das expectativas. Prevíamos crescimento de 25% de público, mas fechamos com 43%. Foi a segunda melhor data do ano em movimentação", afirma o superintendente de um shopping em Mauá, Rafael Tadeu Comenale.

Ele conta que a procura pelos presentes dos pequenos animou também o cinema e a praça de alimentação do espaço. "Só no cinema registramos visita de 17,5 mil pessoas no fim de semana. Média de 3.500 pessoas por dia", aponta Comenale, que avalia que o público médio de visitantes registrados nos corredores do shopping foi de 150 mil por dia.

Dono de um restaurante na praça de alimentação de um shopping em Santo André, Igor Eugenio Pinheiro diz que não tem do que reclamar. Ele notou alta de 60% no público do estabelecimento, o melhor do ano até aqui. "Atendo em média de 600 pessoas, mas chegamos a quase 2.000 nos últimos dias."

Desempenho - O bom desempenho é, de acordo com a Serasa Experian, resposta ao bom momento da economia nacional. "Temos crescimento na oferta de crédito, da renda e do emprego formal. Isso ajudou nas vendas de produtos mais caros", diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da entidade.

Entre os produtos mais buscados destaque para artigos eletrônicos e videogames. "Computadores, impressoras e jogos eletrônicos saíram bem. Foi um Dia das Crianças baseado na tecnologia", diz o assessor.

A Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings) se prepara para divulgar os números hoje, mas já comemora o bom desempenho do varejo na data. "Em termos de fluxo de pessoas em shopping, o movimento foi cerca de 20% maior do que nos mesmos dias do ano passado. A informação que tivemos, em vários centros de compras, é que o movimento foi extraordinariamente bom", atesta o diretor de relações institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva.

A procura pelos itens e bom movimento mostram, segundo ele, que o Natal terá vendas aquecidas. "Normalmente se diz que quando o Dia das Crianças é bom significa que a propensão à compra está boa. Se tivermos manutenção desse bom momento no País, este Natal será o melhor dos últimos quatro anos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;