Internacional Titulo
EUA e Malta firmam acordo de não-proliferação nuclear
Da AFP
15/03/2007 | 18:29
Compartilhar notícia


Estados Unidos e a ilha de Malta assinaram nesta quinta-feira um acordo de não-proliferação nuclear com o objetivo de impedir o transporte de armas de destruição em massa por via marítima.

O acordo, que faz parte da "Iniciativa de Segurança contra a Proliferação" (Proliferation Security Initiative, PSI), lançada pelos Estados Unidos em 2003, foi firmado pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro maltês das Relações Exteriores, Michael Frendo.

Malta, que possui a oitava frota mercantil do planeta, é o sétimo país a firmar um acordo bilateral deste tipo com os Estados Unidos, após Libéria, Panamá, Ilhas Marshall, Croácia, Chipre e Belize.

O documento prevê essencialmente que se um navio mercante de bandeira maltesa ou americana for suspeito de transportar armas de destruição em massa, as duas partes poderão revistar o barco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;