Esportes Titulo
São Caetano duela
com lanterna no Rio
Marco Borba
do Diário do Grande ABC
27/09/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Sem vencer há cinco jogos - três derrotas e dois empates -, o São Caetano faz confronto direto com o Duque de Caxias, lanterna da Série B do Brasileiro, precisando da vitória e do tropeço de Icasa e Vila Nova, para mais uma vez ensaiar reação no torneio. No entanto, mesmo que vença, o Azulão dependerá de combinação de resultados para fugir da zona de rebaixamento à Série C.

Para sair do atoleiro, a equipe do Grande ABC precisa vencer e torcer para o Paraná golear o Icasa, no Ceará, e também abrir boa diferença de gols sobre o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. É que, se vencer e o Icasa perder, o Azulão chegará a seis vitórias e ao mesmo número de empates. Ficará atrás, porém, no saldo de gols. O Icasa tem um gol negativo e a equipe do técnico Márcio Araújo, oito.

O treinador admite que a situação é delicada. "É um dos jogos mais importantes contra o rebaixamento. Vamos enfrentar o lanterna, mas que demonstrou ser um time guerreiro contra o Sport e a Ponte Preta e que tem jogado com dignidade."

Na última rodada, o time carioca empatava com a Ponte Preta fora de casa e só perdeu (2 a 1) com um gol no fim do jogo.

O técnico do São Caetano não deve promover alterações em relação ao time que tem atuado. "Não dá para mudar a toda hora. Por mais que um jogador não vá bem em uma partida, às vezes você tem de dar mais uma chance para ele adquirir confiança", avalia.

O treinador ameniza o peso da palavra pressão pela busca de resultados. "Minha intenção é dar um presente à diretoria e à torcida, que é fazer o time permanecer na Série B do Brasileiro, por sua história recente."

A equipe não terá desfalques e conta com o retorno do meia Ailton, recuperado das dores nas costas que o tiraram do jogo com o Icasa, no sábado.

 

Cariocas fazem pior campanha entre os últimos desde 2006

A situação do Duque de Caxias a cada rodada se torna ainda mais dramática. O time carioca já faz a pior campanha dos lanternas desde 2006, quando a Série B do Brasileiro passou a ser disputada em turno e returno, com 20 equipes.

 

Com apenas dez pontos em 25 rodadas, a equipe do Rio de Janeiro tem aproveitamento de menos de 20%. Em último lugar na Segundona, está a 19 pontos do Icasa, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 29.

Na comparação com os lanternas dos últimos anos, a campanha do Duque de Caxias é pífia. Pela ordem, os 20º colocados rebaixados foram Vila Nova, Ituano, CRB, ABC e América-RN. Até a 25ª rodada dos quatro anos anteriores, nenhum desses times realizou campanha tão ruim quanto a do time carioca, que hoje busca a segunda vitória.

 

Souza dá cara para bater e nega comodismo

Por conta da má fase do São Caetano, alguns jogadores têm evitado a imprensa. Ontem, antes do embarque da equipe para o Rio de Janeiro, apenas o volante Souza deu a cara para bater, termo comumente usado pelos boleiros, e tratou de afastar a impressão causada aos torcedores de que o Azulão tem um time acomodado, pelo fato de contar com jogadores já bem encaminhados por terem passado por grandes equipes.

"Um jogo às vezes parece morno porque temos poucos torcedores. Se tivesse mais torcida, acho que talvez a gente pudesse ir melhor, mas independentemente disso procuramos fazer nossa parte. A fase é que não está boa mesmo. Temos feito bons jogos e criado bastante, mas, infelizmente, a bola não tem entrado", analisou o volante do Palmeiras, que está emprestado até o fim deste ano. Souza tem contrato com o Verdão até dezembro de 2012.

O técnico Márcio Araújo tem apelado para o lado psicológico na tentativa de extrair o máximo da equipe. "Se está passando essa sensação (de comodismo), talvez seja porque o São Caetano é um clube que passa segurança, paga em dia, mas não acredito nisso. Temos um time batalhador, todos aqui são vitoriosos. Para muitos deles, chegar até aqui não foi fácil. E é isso que estamos tentando fazer, atingir o íntimo deles, resgatar esse lado guerreiro, batalhador de cada um."

 

Lusa pega o Goiás confiante em manter a ponta

Nos demais jogos da 26ª rodada da Série B do Brasileiro, o destaque vai para a líder Portuguesa (50 pontos), que receberá o instável Goiás (14º colocado, com 30) em casa e tem boa chance de acumular mais gordura na ponta da tabela da competição.

Quem corre perto da Lusa é a segunda colocada Ponte Preta (46 pontos). A Macaca terá desafio importante em Salavador, contra o Vitória (oitavo, 36) e confia na vitória fora de casa para ameaçar a soberania do time da Capital paulista na frente da classificação.

No Recife, o Náutico (terceiro, 44) recebe o ABC (13º, 33) e também precisa do resultado positivo para seguir no grupo de elite.

Na mesma situação está o rival Sport (quarto colocado, 43), que vai até Santa Catarina pegar o Criciúma (décimo, 34) e precisa dos três pontos para seguir na briga.

Quem bate na porta do G-4 é o Americana (quinto, 41). O time do interior de São Paulo viaja até Pernambuco e enfrenta o Salgueiro, penúltimo colocado (19º, 25).

Guarani (15º, 30) e Bragantino (sexto, 40) fazem o duelo de paulistas da jornada, em Campinas. O Barueri (11º, 33) recebe em casa o Boa Esporte (sétimo, 38).

No Sul, o Paraná (nono, 35) tem pela frente o também irregular Icasa (16º, 29). Em Goiás, Vila Nova (17º, 27) e ASA (12º, 33) complementam a rodada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;