Nacional Titulo
HC desenvolve tecnologia para facilitar diagnóstico da hanseníase
Do Diário OnLine
Com Agências
05/09/2005 | 15:44
Compartilhar notícia


O Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolveu uma tecnologia que facilita o diagnóstico precoce da hanseníase, doença com 45 mil novos registros a cada ano no Brasil.

A histamina é capaz de identificar a doença em até um minuto, quando aplicada sobre a pele manchada ou áreas dormentes. A tecnologia dispensa o uso de seringa e agulha, evita sangramento e reduz os riscos de contaminação microbiana.

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen e, inicialmente, acomete o sistema nervoso periférico. Em seguida, atinge todas as outras áreas, exceto o sistema nervoso central (cérebro). Muitos pacientes ficam incapacitados por atingir especialmente o seu sistema neuro-muscular, além de apresentar deformações no nariz, olhos, testículos e outros órgãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;