Internacional Titulo
China: tecnologia dos EUA pode eliminar déficit comercial
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 16:37
Compartilhar notícia


A chave para eliminar o grande déficit comercial dos Estados Unidos com a China pode ser a exportaçao de tecnologia americana que contribua para que Pequim supere seus imensos problemas ambientais, disse nesta sexta o primeiro-ministro chinês, Zhu Rongji, no segundo dia de sua visita oficial. Segundo estimativas americanas, o déficit comercial com a China em 1998 foi de 57 bilhoes de dólares, embora os cálculos chineses apontem para um valor bem menor.

Em conferência sobre desenvolvimento e meio ambiente, Zhu disse que seu país está disposto a trocar o superávit por um meio ambiente mais limpo. O vice-presidente Al Gore disse na conferência que, como as duas naçoes sao as maiores produtoras dos gases que causam o efeito estufa, nao podem deixar de lado as questoes ambientais.

Zhu, que falou por meio de um intérprete, descreveu a ``devastaçao da mae natureza' na China como resultado da erosao do solo, do desmatamento e da contaminaçao causada pelos veículos e pelo carvao, a principal fonte de calefaçao na China. Em substituiçao ao carvao, disse Zhu, deve aumentar em seu país o uso de gás natural e de outras fontes energéticas limpas e, com a ajuda dos Estados Unidos, a China pode usar o carvao com tecnologia que impede a produçao de emanaçoes prejudiciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;