Economia Titulo
Brasil, Venezuela e Nicarágua se unem contra as tarifas para a banana
Da AFP
15/04/2005 | 20:50
Compartilhar notícia


Brasil, Venezuela e Nicarágua se juntaram nesta sexta-feira a seis países latino-americanos para pedir na OMC (Organização Mundial do Comércio) que um tribunal arbitral se pronuncie sobre a proposta européia de aplicar uma tarifa de importação de banana a partir de janeiro de 2006, informou o governo guatemalteco.

Os demais países, que entraram com o pedido na OMC no último dia 31, são Equador, Costa Rica, Colômbia, Honduras, Guatemala e Panamá. De acordo com estes países, a disputa merece um grupo de cinco árbitros, dos quais pelo menos três devem ser do Órgão de Apelação.

"Os nove países latino-americanos lembram a importância econômica de suas exportações de banana para a União Européia, atividade que gera empregos e renda para uma parte considerável de suas populações, assim como a contribuição que a produção tem para o desenvolvimento e, em particular, para a erradicação da pobreza", argumenta o documento apresentado à OMC.

A UE lamentou no início de abril a decisão destes seis países de recorrerem à OMC, mas mostrou-se disposta a abrir um diálogo. Entretanto, deixou claro que vai defender sua "proposta junto ao árbitro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;