Nacional Titulo
Mancha de óleo atinge praia de São Sebastião
Do Diário OnLine
19/02/2004 | 16:03
Compartilhar notícia


Algumas manchas de óleo, fruto do vazamento de um oleoduto da Petrobras, já chegaram à praia de Guaecá, em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. O óleo vazou do cano que liga o Terminal Almirante Barroso, em São Sebastião, à Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) já considerou imprópria para banho a praia de Guaecá. As manchas chegaram à praia antes do trabalho de contenção e limpeza iniciado por cerca de 200 técnicos da Petrobras.

O trabalho deve durar até dez dias. Sete barreiras foram montadas no curso do rio Guaecá para impedir que todo o óleo chegasse até o mar. No entanto, se chover, o óleo pode alcançar o oceano.

Ao todo, foram recolhidos cerca de 840 metros cúbicos de água misturada com o óleo, que estão sendo armazenados em tanques no Terminal Marítimo Almirante Barroso - TEBAR. Os resíduos sólidos, como vegetação e barreiras de absorção contaminados com o óleo, continuam em campo, devendo ser encaminhado em breve para algum local adequado.

A Petrobras não divulgou o motivo do acidente nem a quantidade de óleo que vazou do duto.

Um acidente anterior ocorreu em 1994, quando vazaram 2.700 m³ de óleo. Outros acidentes foram registrados em 1983, com o vazamento de 2.500 m³, em 1988 com 1.000 m³ e 1989 com 350 m³.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;