Setecidades Titulo
Aterros sanitários do ABC recebem nota 9
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
13/07/2001 | 20:32
Compartilhar notícia


Os aterros sanitários Lara, em Mauá, e Cidade São Jorge, em Santo André, foram considerados adequados pelo Inventário de Resíduos Sólidos Domiciliares 2000, divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Nos dois aterros, a disposição de resíduos é controlada e atende a todas as exigências da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli.

Os aterros de lixo doméstico da região obtiveram nota 9 no relatório da Cetesb. A nota (ou Índice de Qualidade de Aterros e Resíduos) é calculada com base em um questionário que avalia as características, a infra-estrutura e as condições operacionais do local. Os aterros sanitários são classificados como adequados, controlados ou inadequados (lixões).

O aterro Lara, que recebe mais de 900 toneladas de lixo por dia, melhorou as as condições desde o primeiro inventário, em 1997, quando recebeu nota 7 e foi classificado como controlado. Em Santo André, o São Jorge foi considerado adequado já na primeira avaliação da Cetesb. Hoje, o aterro recebe mais de 453 toneladas de resíduos produzidos na cidade todos os dias.

Segundo Tripoli, a situação da disposição de resíduos melhorou bastante desde 1997. “O problema são os lixões, como o do Alvarenga (na divisa de São Bernardo e Diadema), que recebem todo o tipo de material, de forma desordenada”, disse.

Mais de 30,6% dos aterros sanitários do Estado foram considerados adequados pela Cetesb no inventário 2000 – em 1997, apenas 4,2% estavam nessa situação. Cerca de 46% dos aterros são atualmente classificados como inadequados e 22,7%, controlados.

Os 645 municípios paulistas produzem quase 20 mil toneladas de lixo doméstico por dia. Ao todo, existem 587 aterros ou lixões no Estado e 24 usinas de compostagem. Destes, 360 empreendimentos têm licença de instalação e 225 possuem licença de funcionamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;