Política Titulo
PT pode impugnar candidatura em São Bernardo
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
16/09/2001 | 20:31
Compartilhar notícia


  Quatro das cinco chapas que disputam a presidência do diretório do PT em São Bernardo vão tentar impugnar a candidatura do metalúrgico José Albino. Segundo o pedido de impugnação, Albino infringiu o PED (Processo de Eleição Direta) do partido ao fretar ônibus e peruas para trazer filiados para votar. O PED proíbe o uso de recursos externos para o financiamento das eleições.

Para Albino, a acusação de seus concorrentes é “uma conversa” e o mais importante é o exemplo de democracia que o partido dá ao Brasil com a eleição direta. “Garanto que não houve locação de veículos para transporte dos eleitores. O recurso é um direito deles”, afirmou.

O candidato a presidente João Bosco classificou a atitude da chapa de Albino como “degenerativa para o partido” e espera punição. “Temos tido a postura de democracia até os últimos instantes. Não podemos encerrar esta história assim”. disse. Os demais concorrentes em São Bernardo são José Jorge Maggio, Luciane Udovic e Melão Monteiro.

O pedido de impugnação da chapa de Albino e invalidação dos votos destinados a ele foi entregue pessoalmente ao presidente do diretório, Airton Germano. A executiva municipal e a comissão eleitoral analisarão o documento nos próximos dias. Se não houver acordo, o pedido será encaminhado pela estadual. “Problemas pequenos como este serão resolvidos com tranqüilidade”, afirmou o presidente em exercício, deputado José Genoíno.

Porém, o maior problema no município foi a suspeita de militantes fantasmas, o que quase resultou na suspensão da votação. No sábado à noite, a executiva se reuniu às pressas com a comissão eleitoral para definir qual lista de filiados iria usar. Isto porque, segundo Germano, a relação do diretório municipal estava com nove mil filiados e a que foi enviada pela nacional tinha quase 11 mil. Além disso, havia cerca de mil nomes em duplicidade. “Decidimos usar a lista da municipal”, afirmou.

A eleição no município foi a mais tensa em todo a região já que problemas como a votação em cédula de papel para três mil filiados tiveram de ser contornados. Outros seis mil petistas votaram na urna eletrônica. Germano explicou que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) não programou os equipamentos com a relação de todos os filiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;