Internacional Titulo
Combates entre Chade e Sudão deixam pelo menos 30 mortos
Da AFP
09/04/2007 | 20:04
Compartilhar notícia


Tropas do Sudão e do Chade se enfrentaram nesta segunda-feira na fronteira entre os dois países, deixando pelo menos 30 mortos entre militares dos dois lados e rebeldes que agem na região.

De acordo com o porta-voz militar sudanês, o general-de-brigada Othman Mohammed al-Aghbach, o exército do Sudão repeliu um ataque das forças do Chade, que deixou pelo menos 17 mortos e 40 feridos, além de "importantes perdas civis".

Em Ndjamena, um alto oficial do Chade declarou que seu exército entrou no território vizinho ao perseguir rebeldes e foi atacado pelas forças do Sudão, em um confronto que deixou, segundo ele, cerca de 30 mortos entre os dois lados.

A ação coincide com o reinício dos combates entre as forças do governo e os rebeldes no leste do Chade, no limite com Darfur, onde violentos confrontos aconteceram nesta segunda-feira, após relativa calma de um mês e meio.

Chade e Sudão, que se acusam de apoiar os rebeldes hostis aos seus respectivos regimes, travam tensas relações, agravadas pela guerra civil em Darfur. Mais de 200 mil pessoas já se refugiaram no leste do Chade, desde o início deste conflito, em fevereiro de 2003.

Apesar dos esforços da diplomacia internacional, Cartum e Ndjamena rejeitam o envio para suas fronteiras de uma força militar da ONU (Organização das Nações Unidas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;