Política Titulo
Pinheiro busca vereadores
para fortalecer candidatura
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/09/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


Nome certo do PMDB para concorrer à Prefeitura de São Caetano, o vereador Paulo Pinheiro começou a costurar seu grupo político para ter condições reais de bater o indicado do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) na eleição do ano que vem. O parlamentar disse que conversou com todos os vereadores para apresentar seu posicionamento político e tentar convencer nomes de expressão a engordar a candidatura ao Palácio da Cerâmica.

Pinheiro afirmou que contatou os 11 vereadores do município mais o secretário de Esportes e vereador licenciado, Gilberto Costa (recém-filiado no PTB). Evitou citar nomes, mas comentou que sentiu de alguns colegas de Legislativo a intenção de se desgarrar do grupo de Auricchio. "Alguns meses atrás eu senti esse desejo de vereadores. Três deles fizeram essa menção de quererem ser pré-candidatos. Eu defendo que todos têm de sair, para o debate ser com mais qualidade", opinou Pinheiro.

Nos corredores do Paço ventila-se que o vice-líder da gestão Auricchio na Casa, Fábio Palácio (PR), e o presidente da Câmara, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), teriam demonstrado interesse em embarcar na candidatura de Pinheiro e até foram cotados para serem vice do peemedebista. Ambos negaram que deixarão a base de sustentação neste momento.

"Não tem motivo para eu ter me sentido tentado a ir para o PMDB. Sou presidente da Câmara e, além disso, posso até perder minha cadeira se for para lá", avaliou Sidão. O comandante do Legisaltivo, porém, afirmou que a intenção do PSB é aumentar o poder de atuação dentro do Executivo a partir de 2013. "Avaliamos que faremos pelo menos quatro vereadores. Vamos brigar para ter mais participação, com pelo menos duas secretarias." Atualmente a sigla conta com Geová Maria de Faria à frente da Pasta de Serviços Urbanos.

Palácio assegurou que não pretende deixar o bloco governista. Contudo, pediu para que o PR participe ativamente do processo que definirá o indicado do prefeito - hoje, as bolsas de apostas na Prefeitura tendem pela nomeação de Regina Maura Zetone, assessora especial de Ações Sociais. "Se o PR fizer parte da discussão, não tem por que não apoiar um nome que surgiu dentro do grupo. Caso isso não ocorra, aí poderemos pensar e enxergar outras possibilidades."

SEM TRAIÇÃO - Em um tom calmo e polido, Pinheiro evitou entrar em atrito com Auricchio e com o presidente estadual do PTB, Campos Machado. O prefeito disse que Pinheiro "pulou o muro do fundo" ao sair do PTB sem avisar os comandantes da legenda. Campos, por sua vez, afirmou que o vereador são-caetanense traiu sua confiança por descumprir compromissos partidários.

"O Campos sabe que não é verdade. Sempre fui de grupo e aceitei fazer o debate. Só estou sendo mais um que gostaria de ter igualdade de condições de ser indicado. Mas a gente vê que nos últimos dias não foi assim. Aguardei o posicionamento do PTB até a semana passada. Não posso deixar passar, vendo que estou sendo preterido. Não posso aguardar o ano que vem para me dizerem que não sou o candidato", argumentou Pinheiro.

 

Governistas mostram indiferença com anúncio na tribuna

O vereador Paulo Pinheiro fez questão de comunicar oficialmente seu desligamento do PTB na tribuna, durante sessão na Câmara de São Caetano. Porém, o anúncio não comoveu os aliados do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que mostraram indiferença com a fala do parlamentar.

Somente o líder de governo, Paulo Bottura (PTB), comentou as frases de Pinheiro. O petebista afirmou que a legenda iria perder com a saída do companheiro de Câmara, mas que, com a filiação de Gilberto Costa, conseguiria não sair no prejuízo com as trocas partidárias.

O tom frio foi muito diferente do visto em abril, quando Gilberto se despediu do Legislativo para assumir a Secretaria de Esportes a convite de Auricchio. À época, o então vereador chorou na tribuna, foi consolado pelos colegas de Parlamento e ouviu diversos votos de apoio à sua empreitada.

Vereador há quatro mandatos, Pinheiro sempre pertenceu ao grupo ligado ao ex-prefeito Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004). Gilberto, antes de abril, fazia oposição a Auricchio na Casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;