Internacional Titulo
Europol fez alerta sobre possível ação do ETA
Da AFP
12/03/2004 | 15:22
Compartilhar notícia


Europol, a organização européia da polícia, enfatizou em um recente relatório que Madri poderia ser cenário de uma espetacular ação da organização armada basca ETA.

Em um informe confidencial dirigido no final de 2003 ao Conselho da União Européia, a Europol indicou que "Madri poderá ser o cenário central de uma atividade terrorista no futuro".

"Esta operação poderá implicar a colocação de vários artefatos explosivos e carros-bomba em pontos estratégicos da capital (metrô, vias expressas, centros comerciais, ruas importantes etc)", indicou o informe.

Segundo o texto, os artefatos poderiam ser programados para explodir sucessivamente. "A insistência observada recentemente nas operações em grande escala, cujo objetivo é criar uma comoção considerável no público e uma cobertura da imprensa internacional também é de grande importância", destaca o informe, que não precisa a natureza dessas operações.

O diretor da Europol, Juergen Storbbeck, que se encontrava em Roma nesta quinta-feira, considerou que não há nenhuma certeza sobre a autoria dos atentados de Madri, enfatizando, em particular, que as autoridades não foram prevenidas das explosões, como habitualmente faz a ETA.

A Europol é a organização intergovernamental das polícias criminais dos 15 países da União Européia, encarregada de promover o intercâmbio de informações entre as polícias nacionais no âmbito dos narcóticos, terrorismo, criminalidade internacional e pedofilia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;