Economia Titulo
'Jovens nao conseguem emprego em países industrializados'
Do Diário do Grande ABC
24/06/1999 | 13:53
Compartilhar notícia


O desemprego juvenil nos países industrializados aumentou na última década apesar da multiplicaçao de medidas para erradicá-lo, afirmou nesta quinta-feira a OCDE. "O desemprego juvenil médio na área da OCDE aumentou de 10% em 1979 a 13% em 1998", e há cifras com dois dígitos em muitos dos países membros, assinala a Organizaçao para Cooperaçao e Desenvolvimento Econômico em seu relatório anual.

Muitos países introduziram planos especiais destinados à criaçao de empregos para menores de 24 anos durante esse período, mas os resultados foram fracos, diz o texto. "Poucos programas de inserçao no trabalho para jovens com dificuldades parecem ter desembocado em um aumento real do emprego ou em lucros (para os jovens) depois de terem participado no programa", assinala o texto.

"A primeira e melhor política para a perspectiva do emprego juvenil é conseguir que o mercado do trabalho funcione de novo", observou John Martin, vice-diretor do emprego, numa coletiva nesta quinta-feira.

O desemprego no final de 2000 permanecerá no mesmo nível de 1999, em torno de 7% em média em toda a OCDE, mas oito dos 29 membros vao continuar suportando um índice superior a 10%, segundo o relatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;