Internacional Titulo
Massa polar volta à Argentina e coloca sistema energético à prova
Da AFP
23/07/2007 | 18:49
Compartilhar notícia


Uma nova massa de ar polar se estende nesta segunda-feira a todo o território argentino, voltando a colocar à prova a frágil situação energética do país em meio ao aumento da demanda provocado pelas baixas temperaturas.

"A massa de ar polar está cobrindo a região da Patagônia e central do país, e avança para o norte, causando uma forte queda na temperatura", informou o SMN (Serviço Meteorológico Nacional).

Esta massa de frio polar é a quarta que atinge o país desde maio, com temperaturas que não se registravam há 36 anos. Desde maio, o frio já causou 61 mortes em todo o país.

Segundo a organização não-governamental Rede Solidária, cerca de 20 mil pessoas dormem nas ruas em várias cidades argentinas. Os habitantes de Buenos Aires e de sua periferia irão ter nesta segunda-feira um dia bastante frio, com temperatura mínima de um grau Celsius, relembrando a histórica nevasca que atingiu a capital argentina há 89 anos.

Teme-se que esta nova onda de frio agrave a frágil situação energética, que obrigou o governo a aplicar restrições na provisão de gás e eletricidade a cerca de 4,7 mil indústrias, para evitar cortes no abastecimento às residências.

O governo aumentou nos últimos meses a importação de energia da Bolívia, Brasil e Paraguai, e restringiu os envios de gás ao Chile, que vinham diminuindo desde o aumento da demanda interna da Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;