Economia Titulo
Financiamento de imóvel será liberado mais rápido
01/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Para acelerar os programas habitacionais como o "Minha Casa, Minha Vida", os correspondentes imobiliários da Caixa Econômica Federal estão fazendo análise prévia dos brasileiros que buscam financiamento para adquirir a casa própria. Os documentos poderão ser encaminhados de forma on-line para a instituição financeira.

Segundo o diretor executivo de crédito imobiliário da construtora mineira MRV, José Adid Simão, a empresa vai encaminhar a documentação praticamente pronta para a Caixa, que dará a resposta final para liberação do financiamento.

Antes, segundo Simão, a construtora era responsável por 60% do processo de avaliação do cliente. Fazia análise da renda, entrevista com o interessado e encaminhava a documentação para a instituição financeira. Agora, a empresa fará também a verificação sobre restrição de crédito do cliente.

Com isso, a expectativa é de que a liberação de financiamento imobiliário fique bem mais rápida, de quatro a sete dias. Atualmente, o interessado no financiamento tem que aguardar entre 30 dias e 40 dias.

O gerente da área de padrão e planejamento de canais físicos e parceiros da Caixa, Admilson Incaua Esashika, destacou que a responsabilidade pela análise de risco do cliente continua sendo do banco. Segundo ele, houve alteração no sistema de correspondentes imobiliários que possibilita o envio on-line das informações dos potenciaisclientes.

A automatização do sistema permite maior agilidade na liberação dos empréstimos. "Estamos fazendo um plano piloto", afirmou o gerente da Caixa. Até o fim de maio, será possível a construtora entregar informações on-line dos clientes em oito Estados brasileiros - Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;