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Volume comercializado nos supermercados tende a acelerar
30/07/2010 | 07:39
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O volume de vendas de produtos comercializados nos supermercados deve acelerar no segundo semestre, segundo o presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda.

Nos seis primeiros meses deste ano, os consumidores compraram quantidade 6,5% maior do que no mesmo período de 2009. "Há tempos que não se vendia tanto nos supermercados. E o segundo semestre, tradicionalmente, é mais aquecido", afirmou Honda.

O crescimento do setor foi puxado pelas categorias de bebidas alcoólicas (15%), bebidas não alcoólicas (10,9%), perecíveis (9%) e limpeza caseira (6,2%), de acordo com levantamento da Nielsen, feito a pedido da Abras.

Segundo Honda, o aumento do volume vendido nos supermercados foi impactado positivamente pela estabilidade nos preços dos produtos comercializados nos pontos-de-venda, aliado ao incremento da massa de rendimentos resultante do crescimento da geração de empregos.

Em junho, alguns dos principais produtos de maior representatividade na cesta dos consumidores tiveram queda nos preços ante maio, com destaque para batata (19,2%), tomate (9,7%) e açúcar (7,1%), segundo pesquisa encomendada pela Abras à GfK.

Essa queda nos preços, destaca Honda, vem se refletindo em uma desaceleração do ritmo de crescimento do faturamento real das vendas nos supermercados, que entre abril, maio e junho ficou na faixa de 5,5% a 6%, ante 8,6% do primeiro trimestre - ambos na comparação com o mesmo período de 2009.

Mesmo assim, o dirigente crê que o faturamento deve acelerar a partir agosto, impulsionado pelas eleições, juntamente com o aquecimento sazonal do fim do ano da economia. "Mantemos nossa projeção de crescimento real das vendas nos supermercados de 8% a 9% para este ano", afirmou Honda.




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