Setecidades Titulo Rio Tamanduateí
Obras de contenção só ficarão prontas em 2017

Cronograma inicial previa que intervenções na Avenida dos Estados fossem entregues em maio

Daniel Macario
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Previstas para serem concluídas em maio deste ano, as obras de contenção às margens do Rio Tamanduateí, em trecho localizado no bairro Prosperidade, em São Caetano, só devem ficar prontas no próximo ano. Embora já estejam sendo executadas desde março, quando parte do asfalto da Avenida dos Estados, na altura do número 3.200 (sentido Mauá), cedeu após fortes chuvas, as intervenções caminham a passos lentos, o que tem dificultado a rotina de motoristas da região.

Com investimento de R$ 8,1 milhões, as obras, realizadas por equipes do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), visam recuperar cerca de 165 metros das paredes de contenção de trecho à margem esquerda da Rua Marta Machado, e 100 metros da margem direita do Rio Tamanduateí, acima da praça da Vila Califórnia, ambas em São Caetano.

Os trechos sofreram um forte processo de inclinação estrutural das paredes de contenção em março, provocada pelas altas vazões decorrentes do período de chuvas. Na época, o Daee realizou um trabalho emergencial com uso de vigas de aço, de 22 metros de comprimento, para escoramento das paredes do Tamanduateí.

Em virtude do problema, duas faixas da Avenida dos Estados, sentido Mauá, precisaram ser interditadas. Tal medida tem agravado o congestionamento da área.

“Já não bastasse o asfalto ruim, agora tem afundamento que até agora não resolveram. Sinceramente, é ruim para nós, pois sempre que passo por esse trecho no fim da tarde fico parado”, relata a bancária Thais Barbosa, 27 anos.

A mesma dificuldade é enfrentada pelo caminhoneiro José Duceno, 47. “Logo menos vai começar o período de chuva e eles ainda vão estar fazendo essa obra com as duas faixas bloqueadas”, afirma.
Sem justificar o motivo pelo atraso da obra, o Daee informou que a estimativa é a de que a intervenção seja concluída em cinco meses.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;