Política Titulo Editorial
Por um ciclo positivo
Do Diário do Grande ABC
01/09/2016 | 09:26
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Brasília, 1º de setembro de 2015. Os juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior e a advogada Janaína Conceição Paschoal protocolavam pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Hoje, um ano depois, a petista está definitivamente afastada do Palácio do Planalto. Foram 12 meses de manobras políticas e jurídicas até o desfecho, ontem. O Senado decidiu por 61 votos a 20 que a petista cometeu crimes de responsabilidade.

Durante a tramitação do processo, o Brasil acompanhou cenas trágicas e cômicas. Manifestações pacíficas e agressões. Embasamentos coerentes e gafes. Houve dúvidas e certezas. Foi exaustivo. A espera foi dolorosa para a sociedade. Mas todos, os contra e os a favor da saída de Dilma, concordavam que era preciso superar essa fase, terminar essa novela, para que o País voltasse a ter um norte. Até então, a insegurança prevalecia. E não será de um dia para outro que será retomada. Agora, a batuta está plenamente nas mãos de Michel Temer (PMDB). Poucas horas depois de tomar posse, o peemedebista disse, em cadeia nacional de rádio e televisão, que “é hora de unir o País e colocar os interesses nacionais acima dos interesses de grupos”.

A cobrança será para que as palavras saiam do campo do discurso pró-forma e sejam efetivamente colocadas em prática. Não há mais espaço para retrocesso. Chegamos ao patamar de 12 milhões de desempregados, numa taxa de 11,6% de desocupados. O rendimento médio do brasileiro tem caído e alcançou a marca de R$ 1.985. A Selic, taxa básica de juros, está em 14,25%. A inflação aponta para 8,74% nos últimos 12 meses. A projeção do PIB (Produto Interno Bruto) é de retração de 3%. São números preocupantes que, traduzidos para a realidade diária da família tupiniquim, significam angústia, tormento, amargura, sofrimento. Que o Brasil e o brasileiro possam viver uma nova condição socioeconômica com o fim de um ciclo e início de outro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;