Diarinho Titulo
Brincando no escurinho
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
03/05/2009 | 07:41
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A Hora do Planeta - parada de uma hora para manter as luzes apagadas e os aparelhos elétricos desligados, ocorrida em março - serviu para a garotada do Colégio Ideal, em Santo André, descobrir como é legal brincar no escuro e ainda ajudar o planeta. O movimento foi realizado em 88 países, sendo que no Brasil 113 cidades participaram, como forma de refletir sobre os estragos que produzimos no meio ambiente.

A turma do Ideal criou o Apagãozinho, para todos os dias, às 20h, apagar as luzes da casa por 15 minutos. Para não esquecer o combinado, cada um fez um relógio de sucata, com o horário marcado para esse compromisso. Mesmo sendo um período curto, eles sabem que a iniciativa ajuda a Terra.

Leandro Conti, 8 anos, descobriu coisas legais para fazer nesse tempo. Está aproveitando para conversar com a mãe com uma vela acesa, olhar as estrelas e brincar de adivinhar quem faz cócegas. "É importante. Faço isso todos os dias. Só uma vez esqueci do horário combinado, mas logo depois apaguei todas as luzes", diz.

A família de Isabella Jordão Maceira, 8 anos, também abraçou a ideia. "A gente aproveita esse tempo para jantar à luz de velas, brincar de fazer sombra com a lanterna, contar histórias. Meu irmão mais velho está participando sem reclamar."

Os menorzinhos da turma também estão engajados na campanha, como Gabriel Magno Dias Alves, 3 anos. A família dele junta os sofás da sala, pega cobertores e monta uma barraca improvisada. "É um momento de união de todos. Além de ser um incentivo para o Gabriel na escola, com essa brincadeira ele acabou perdendo o medo do escuro", conta a mãe Liliane Cruz.

A família de Gabriel, que é muito ligada à natureza, aproveita o Apagãozinho para explicar aos filhos a importância dessa atitude e de agir sem desperdício, como formas de preservar a vida no planeta.           

Você também pode participar. Basta combinar com seus pais um horário e determinar o tempo. Mesmo que seja pequeno, faça. Invente várias brincadeiras com a participação da família. Aproveite para conversar com os seus pais sobre as brincadeiras da infância deles, conte piadas, faça sombra de animais na parede com a lanterna, brinque de gato-mia, cante com a família. Com isso, estará ajudando o planeta e ainda terá um momento para curtir seus pais e irmãos. (Supervisão Teresa Monteiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;