Economia Titulo
Grupo de equipamentos para postos se une ao concorrente
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/03/2010 | 08:44
Compartilhar notícia


A Zeppini, empresa de São Bernardo que é líder nacional na fabricação de equipamentos subterrâneos para postos de combustíveis, fechou há poucos dias acordo para se unir à concorrente Ecoflex. Os valores do negócio não foram revelados.

Produtora de tubos especiais e outros itens (reservatórios e válvulas) que fazem a ligação dos tanques dos postos às bombas de abastecimento, a fabricante já tem forte presença no Exterior e a meta, com a fusão, é ampliar ainda mais sua internacionalização. A companhia tem clientes em 72 países e almeja chegar a 150 em três anos.

Segundo o diretor executivo do grupo Zeppini, Paulo Roberto Fernandez, o acordo, que resulta na criação da marca Zeppini Ecoflex, permitirá a obtenção de ganhos de escala (ou seja, produzir mais, com menor custo unitário) para fortalecer a atuação no Exterior.

O executivo assinala que a companhia já dominava o mercado nacional, que abrange mais de 32 mil postos. Produz anualmente cerca de 700 mil metros de tubos e mais de 5.000 reservatórios - os quais são produtos instalados para prevenir vazamentos na conexão entre a bomba e a rede de tubulação e na ligação desta com o tanque da revendedora de combustíveis.

Fernandez acrescenta que, no Exterior, o alvo são os países em desenvolvimento, que necessitam investir para melhorar a infraestrutura de urbanização. Atualmente, a receita de exportação vem sobretudo de canais de distribuição de países da África, da Ásia e da América do Sul - embora também esteja presente na Europa e nos Estados Unidos.

CONSOLIDADAÇÃO
No ano passado, a companhia já havia feito movimento para consolidação no setor, com a compra de ativos da Joape, empresa de equipamentos industriais com sede em Santo Antonio da Patrulha (RS).

Com esse acordo, os produtos utilizados em postos de serviço produzidos pela Joape passaram a integrar o catálogo de equipamentos da companhia.

AMPLIAÇÃO
O grupo Zeppini, que contempla ainda operações de fabricação de motocicletas elétricas (a Motor Z), Fundição Estrela e a Energia Z (que comercializa painéis de energia solar), deve concluir em abril obras nas quais investiu aproximadamente R$ 5 milhões para ampliar as instalações, no bairro Cooperativa, em São Bernardo.

Toda a operação da nova empresa de equipamentos em parceria com a Ecoflex ficará concentrada nesse local, que vai receber novas linhas de produção desses itens. Da área física atual de 8.000 m², a companhia passará a contar com cerca de 10 mil m².




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;