Internacional Titulo
Pára-quedistas americanos fazem novas buscas em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
23/02/2000 | 16:28
Compartilhar notícia


Trezentos pára-quedistas americanos realizaram quarta-feira buscas de armas em partes desta cidade controlada pelos sérvios. A operaçao foi feita três dias depois que uma missao similar teve que ser cancelada quando os sérvios apedrejaram os soldados dos Estados Unidos.

Pelo menos oito pessoas foram presas por posse ilegal de armas antes de os americanos seguirem para a margem sul do rio Ibar, controlada por kosovares de origem albanesa.

O tenente da força aérea Neville Clayton, porta-voz da Otan, disse que os americanos apreenderam um lança-granadas, rifles, granadas e muniçao. Além de encontrar armas, o objetivo da operaçao é reafirmar que as tropas da Otan sao o poder principal em Kosovo.

"Estamos tentando enviar a mensagem de que as forças de paz podem operar e mover-se livremente no norte do Ibar e em qualquer parte de Kosovo que desejarem", salientou o comandante Erik Gunhus.

O comandante do batalhao, Michael Ellerbe, disse que a açao de quarta-feira teve como finalidade encontrar armas e "demonstrar nossa capacidade de operar livremente no norte de Mitrovica".

As tropas francesas ajudaram a proteger a área quando começou a busca, aproximadamente às 5h30, meia hora antes do fim do toque de recolher. Os franceses continuaram vistoriando a parte norte depois que os americanos se retiraram, rompendo portas de apartamentos e garagens que nao eram abertas normalmente.

Um soldado francês, que nao deu seu nome, disse aos residentes que eles seriam indenizados pelos danos.

As forças de paz continuam pretendendo construir uma passarela para pedestres sobre o rio Ibar, a fim de permitir aos albaneses cruzar o rio para chegar a suas casas, apesar dos protestos dos sérvios. Retroescavadeiras e materiais de construçao já se encontravam no local.

Por outro lado, a Otan e os Estados Unidos acusaram o governo do presidente Slobodan Milosevic de estar por trás das quase três semanas de violência étnica em Mitrovica, que conta com a maior populaçao sérvia que ainda permanece na província de Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;