Internacional Titulo
Pesquisa mostra que iraquianos estão indecisos sobre o futuro
Da AFP
30/07/2004 | 17:42
Compartilhar notícia


Uma pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos divulgada nesta sexta-feira, em Washington, capital dos Estados Unidos, informou que os iraquianos dão mostras de um certo "otimismo mesclado de ceticismo" sobre seu futuro. Foram contratados sete pesquisadores para realizar entrevistas com 700 iraquianos de 15 cidades diferentes, entre 12 e 27 de junho deste ano.

"Os iraquianos esperam uma melhoria na situação, apesar não terem obtido ainda qualquer benefício pessoal", afirmam os autores do informe.

As pessoas interrogadas continuam "muito frustradas" no que diz respeito à questão da eletricidade. O fornecimento de energia é feito apenas entre dez e doze horas diárias, em média.

Em termos gerais, a população só percebe "um progresso modesto nos âmbitos da segurança, oportunidades econômicas e bem-estar social", destacam os autores da pesquisa, que entrevistaram residentes das cidades de Bagdá, Erbil, Kirkuk, Fallujah e Najaf.

"Os iraquianos vivem na expectativa em termos de segurança, pois ainda não viajam livremente por suas comunidades", afirma o estudo, acrescentando que a sensação de segurança é mais elevada nas zonas curdas, mas que em Bagdá, capital iraquiana, a impressão é negativa.

No entanto, os iraquianos notam um incremento da atividade econômica, apesar de continuarem impacientes sobre a velocidade dos investimentos para reconstruir o Iraque e estarem preocupados com os riscos de favoritismo por parte do governo.

Em relação à educação e saúde, os entrevistados se demonstraram satisfeitos com os avanços realizados nessas áreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;