Cultura & Lazer Titulo
Livro mostra que distraçao pode ser síndrome
Ricardo Ditchun
Da Redaçao
09/12/1999 | 17:37
Compartilhar notícia


O DDA, ou Distúrbio do Déficit de Atençao, é mais um desses vários distúrbios que tiram horas de sono de médicos, psiquiatras, psicólogos e pesquisadores, mas que ainda nao se transformou em fonte de preocupaçao para a maior parte da populaçao do planeta. Normalmente confundido com desleixo, fraqueza ou desorganizaçao, o mal é, na verdade, uma síndrome que atinge milhoes de pessoas, sejam elas crianças, adultos ou idosos. Tendência à Distraçao (356 páginas, R$ 34,50), livro dos psiquiatras norte-americanos Edward Hallowell e John Ratey, acaba de ser traduzido para o português pela Rocco. A obra ajuda a desvendar muitos dos mistérios que envolvem esse problema.

Notável por seu estilo acessível para leitores leigos, a obra também merece destaque pelo fato de ter sido escrita por dois pacientes. Hallowell e Ratey, além de especialistas no assunto, também se confessam portadores do DDA, ou distraçao, como eles preferem. A linguagem usada é propositalmente informal e didática, planejada para, segundo explica a dupla de médicos no prefácio, informar e desfazer preconceitos.

A organizaçao do trabalho também favorece essa louvável preocupaçao. Ao longo de seus nove capítulos, o livro mostra de que maneira o DDA pode ser identificado em crianças, adultos, casais, em toda a família, quais sao as variaçoes possíveis do mal e, por fim, como ocorre o diagnóstico e o tratamento.

Quanto ao diagnóstico, capítulo que provavelmente será procurado de imediato pelo leitor, vale lembrar que os autores ressaltam que o DDA, apesar dos aborrecimentos, também provocam vantagens para o portador. Coisas positivas como grande vitalidade, intuiçao, criatividade e entusiasmo. O correto, dizem, é proporcionar aos indivíduos uma dosagem saudável desses atributos.

Entre tantos comportamentos e situaçoes que podem revelar a presença do DDA em adultos, os médicos citam: sensaçao de baixo rendimento, dificuldade em organizar-se, dificuldade para iniciar projetos, realizaçao de muitos projetos simultâneos e dificuldade para finalizá-los, dificuldade em prestar atençao, impulsividade verbal ou de açao (gastar dinheiro, mudar planos, temperamento agitado), tendência a vícios, problemas crônicos de auto-estima, variaçoes de humor, sensaçao de insegurança, depressao e histórico familiar de DDA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;