Internacional Titulo
24 morrem em acidente com aviao da ONU em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
13/11/1999 | 15:22
Compartilhar notícia


O Programa de Alimentos Mundial (PAM) publicou, sábado, em Roma, a lista das 24 vítimas do aviao que caiu sexta-feira no norte de Kosovo. Entre elas três tripulantes, estao 12 italianos, três espanhóis, dois britânicos, um irlandês, um queniano, um morador de Bangladesh, um australiano, um canadense, um iraquiano e um alemao.

Cinco pessoas faziam parte do pessoal da Missao das Naçoes Unidas em Kosovo (Minuk), três eram membros do PAM. A vítima canadense, Daniel Rowan, representava seu governo e as outras pessoas eram membros de ONGs.

O aviao do PAM caiu nesta sexta-feira, no norte de Kosovo, após chocar-se contra uma montanha a "alguns metros" do cume, informou em Plana o comandante das Forças da OTAN em Kosovo (KFOR), Klaus Reinhardt.

"O aparelho caiu muito perto do cume; mais alguns metros de altitude e conseguiriam passar", declarou o general Reinhardt durante entrevista à imprensa na base do batalhao da aviaçao ligeira e do exército francês em Plana (perto de Kosovska Mitrovica).

"Ignoramos o que pôde ter acontecido", prosseguiu. Mas "é evidente que ninguém sobreviveu", afirmou, depois de visitar o lugar da tragédia.

Os restos do ATR-42, com 24 pessoas a bordo, foram descobertos por um helicóptero na noite de sexta-feira, perto de Bajgora, 12 km a nordeste de Kosovska Mitrovica, a 1.300 metros de altitude. "As condiçoes meteorológicas eram ruins; havia muita névoa", explicou a KFOR.

O aparelho ficou praticamente desintegrado pelo choque, o que dificulta a identificaçao de alguns corpos. As duas caixas-pretas do aviao foram encontradas de madrugada. "Esperamos a chegada dos técnicos", para comunicar as primeiras informaçoes, informou Reinhardt.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, se declarou ``emocionado e profundamente triste' com o acidente. ``Mais uma vez, homens e mulheres de diferentes nacionalidades morreram servindo as Naçoes Unidas durante uma missao destinada a ajudar uma regiao desgarrada pela guerra', destacou o porta-voz de Annan, Fred Eckhard, em um comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;