Política Titulo
Para Lula, é possível governar sem maioria no Congresso
Do Diário OnLine
23/07/2002 | 15:25
Compartilhar notícia


O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira que é possível governar sem maioria no Legislativo, porque, segundo ele, “o Congresso Nacional nunca foi um sério obstáculo para ninguém”. Ele criticou o atual governo, dizendo que o presidente Fernando Henrique Cardoso tem uma relação promíscua com o Congresso Nacional desde a aprovação da reeleição, em 1996. O petista disse que FHC comprou votos para aprovar a emenda, fazendo o Legislativo perder o respeito pelo Executivo.

Durante um encontro com conselheiros e empresários associados do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em São Paulo, Lula explicou que, se eleito, vai negociar a aprovação de projetos importantes com os deputados e senadores, e não fazer “barganha”, como FHC estaria fazendo. Sobre a dificuldade do governo aprovar projetos que considerava importante, Lula afirmou que “Fernando Henrique só não aprovou o que não quis”.

“Poucos desprezaram o Congresso como Collor (o ex-presidente Fernando Collor) e FHC”, acusou Lula. O candidato também criticou os parlamentares, que foram “subservientes” ao Executivo. O Congresso “aprovou mais Medidas Provisórias em oito anos do que os militares em 20 anos”, afirmou.

Ao finalizar seu discurso, Lula afirmou que os empresários serão chamados à responsabilidade. “Não há governo sozinho que resolva os problemas do país”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;