Cultura & Lazer Titulo
Vírus mais perigoso que Melissa ataca nesta 2ª
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 13:42
Compartilhar notícia


Um vírus que pode destruir todas as informaçoes de um computador e tornar impossível iniciar programas está pronto para atacar na próxima segunda-feira, anunciam experts em segurança.

O CHI ou "space filler" é uma peça maligna de código de software e está aparecendo nos PCs há meses, mas a versao que chega nesta segunda é a variaçao mais perigosa. O vírus originou-se na Asia no último verao e ataca todo dia 26 de cada mês. O CIH 1.2, que aparece apenas em abril, é a mais persistente e perigosa forma de vírus, segundo o vice presidente de marketing da Network Associates Inc., Sal Viveros.

O CIH é muito mais perigoso aos computadores particulares que o "Melissa", o vírus mais divulgado e temido do último mês. O vírus pode causar uma destruiçao irreversível nos dados do computador e tornar a máquina inoperante, enquanto o Melissa apenas os confunde, enviando listas de sites de computadores infectados e afetando sistemas de e-mail.

O CIH tem o nome de "space filler" por usar uma técnica especial que secretamente preenche espaços de arquivos, agindo mais rapidamente que os programas de anti-vírus. O vírus também é chamado de "Chernobyl" pois é programado para partir na data do aniversário do acidente nuclear russo, um dos piores desastres da tecnologia.

O "space filler" ajuda o CIH a evitar que o método tradicional de detençao de vírus funcione. Ele pode ficar durante meses no computador sem provocar qualquer dano e afeta Windows 95 e 98 através de e-mail, softwares piratas ou pela Internet.

A Network Associates Viveros, que adverte que o vírus atinge maior impacto em computadores particulares, oferece gratuitamente aos usuários um programa anti-vírus em seu site.

"As pessoas devem se certificar que tenham o mais recente anti-vírus em seus computadores", aconselha Bill Pollak, da Carnegie Mellon's Software e Engineering Institute, um centro que preparou um "alerta" a ser divulgado em seu site.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;