Internacional Titulo
ONU dispara contra manifestantes em Serra Leoa
Do Diário do Grande ABC
05/11/2000 | 19:28
Compartilhar notícia


Forças da ONU e policiais de Serra Leoa atiraram neste domingo em centenas de jovens que incendiaram pneus em protesto contra o toque de recolher. Segundo testemunhas, 13 manifestantes ficaram feridos.

Um grupo de soldados ingleses chegou ao local para restaurar a ordem. O toque de recolher foi imposto este ano com o objetivo de evitar incursoes dos guerrilheiros da Frente Unida Revolucionária, que controlavam boa parte das zonas rurais do país.

Os jovens reclamam que o toque de recolher os impede de proteger seus bairros dos ladroes. O chefe do comando militar, Tom Carew, exortou os manifestantes a se dispersarem enquanto as autoridades investigavam a razao do protesto.

Entre os manifestantes feridos havia pelo menos dois meninos, disseram as testemunhas. Seis vítimas receberam tratamento no hospital Connaught, o principal da cidade, disse o médico militar Francis Smart.

O protesto começou às 4h30min logo que um dos assaltantes invadiram uma casa na rua Kissy no lado oriental da cidade. A polícia chegou depois que os assaltante fugiram, causando revolta nos moradores,que deram início à manifestaçao, erguendo barricadas e incendiando pneus.

As testemunhas disseram que vários veículos blindados da polícia e nigerianos das Forças de Paz da ONU chegaram ao local pe começaram a disparar com fuzis automáticos, principalmente para o alto, mas algumas vezes contra os manifestantes.

Pelo menos 13 manifestantes ficaram feridos, disse o médico alemao Alec Neelsen, que operou vários no hospital Connaught. Uma fonte médica de Serra Leoa acrescentou que foram 16 o número de feridos, entre as vítimas dos tiros e atropelados pela multidao. Várias testemunhas disseram que viram as tropas da ONU e de Serra Leoa disparando contra a populaçao.

O pessoal da ONU, em Freetown e Nova York, nao quis comentar o assunto. O oficial nigeriano coronel Jimeta Garber Yakubu disse somente que a situaçao é complicada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;