Cultura & Lazer Titulo
Mostra resgata os anos 1980
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
17/02/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Pouco se conhece o acervo audiovisual produzido no País, durante a década que foi considerada perdida. O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, faz revisão crítica do período com a mostra Brasil Anos 80: Cinema e Vídeo, que traz 15 longas, 15 curtas e 30 vídeos, a partir de sexta-feira.

Entre as obras exibidas, há trabalhos de Fernando Meirelles, Chico Botelho, Wilson Barros e Jorge Duran. As sessões têm entrada gratuita.

O filme de abertura, programado para as 13h30, é o drama Beijo 2348/72 (1990), de Walter Rogerio. O longa, que tem Maitê Proença e Chiquinho Brandão no elenco, mostra a vida de um funcionário que enfrenta um processo trabalhista por ter sido flagrado beijando uma colega durante o expediente.

No mesmo dia, podem ser conferidos em seguida: O Olho Mágico do Amor (1981), Disaster Movie (1979) e Nunca Fomos tão Felizes (1984).

Um curta em destaque é o Ilha das Flores (1989), que tem narração de Paulo José. O filme mostra o trajeto de um tomate, da plantação ao descarte. Dessa forma, também traça um paralelo com as desigualdades sociais.

Outro curta é a ficção Passageiros (1987), de Carlos Gerbase e Glênio Povoas, que retrata um mototista e um assaltante típicos em trajeto comum pela noite de Porto Alegre, da estação rodoviária até um lugar deserto. A relação completa de filmes, com os horários de exibição, pode ser conferida na internet (www.bb.com.br).

Brasil Anos 80: Cinema e Vídeo - Mostra. A partir de sexta-feira, em diversos horários. No Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Entrada Franca. Até dia 7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;