Economia Titulo
Vendas da Volvo crescem 74% na AL
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
15/02/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


A Volvo Construction Equipment – braço do Grupo Volvo – que fabrica equipamentos para construção civil e implementos comemora a evolução de 64% no faturamento e de 74% no número de unidades vendidas na América Latina em 2007.

O faturamento, que em 2006 foi de US$ 237,5 milhões, saltou para US$ 388,5 milhões no ano passado, graças ao crescimento dos setores de construção rodoviária e também da aquisição da divisão da americana Ingersoll Rand, responsável pela produção de máquinas como compactadoras, niveladoras e pavimentadoras.

“O mercado brasileiro para esse tipo de máquina é de 9.500 unidades/ano e nós participamos com a venda de 1.017 unidades. Na América Latina como um todo, o mercado comporta algo em torno de 35 mil unidades e nós vendemos 2.504”, disse o presidente da empresa, Yoshio Kawakami.

Segundo ele, é a primeira vez que a Volvo ultrapassa a marca de 2.000 unidades comercializadas na América Latina e de 1.000 no Brasil.

MERCADO

Do total de unidades produzidas pela Volvo no Brasil, 20% são destinados ao mercado doméstico e 80% para exportação. No entanto, as vendas dentro do Brasil representaram 53% do faturamento latino-americano da empresa. No total, 2.010 máquinas foram exportadas em 2007 para Europa, Estados Unidos e continente africano.

Segundo Kawakami, isso ocorre porque há as negociações entre empresas do mesmo grupo. Uma máquina importada da Volvo na Europa e vendida aqui no Brasil acaba tendo sua venda contabilizada como sendo da unidade brasileira e vice-versa, gerando tais diferenças.

Também é levado em conta o tipo de máquina comercializada. Máquinas de grande porte tem maior valor agregado e, por esta razão, têm maior peso no faturamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;