A Volvo Construction Equipment – braço do Grupo Volvo – que fabrica equipamentos para construção civil e implementos comemora a evolução de 64% no faturamento e de 74% no número de unidades vendidas na América Latina em 2007.
O faturamento, que em 2006 foi de US$ 237,5 milhões, saltou para US$ 388,5 milhões no ano passado, graças ao crescimento dos setores de construção rodoviária e também da aquisição da divisão da americana Ingersoll Rand, responsável pela produção de máquinas como compactadoras, niveladoras e pavimentadoras.
“O mercado brasileiro para esse tipo de máquina é de 9.500 unidades/ano e nós participamos com a venda de 1.017 unidades. Na América Latina como um todo, o mercado comporta algo em torno de 35 mil unidades e nós vendemos 2.504”, disse o presidente da empresa, Yoshio Kawakami.
Segundo ele, é a primeira vez que a Volvo ultrapassa a marca de 2.000 unidades comercializadas na América Latina e de 1.000 no Brasil.
MERCADO
Do total de unidades produzidas pela Volvo no Brasil, 20% são destinados ao mercado doméstico e 80% para exportação. No entanto, as vendas dentro do Brasil representaram 53% do faturamento latino-americano da empresa. No total, 2.010 máquinas foram exportadas em 2007 para Europa, Estados Unidos e continente africano.
Segundo Kawakami, isso ocorre porque há as negociações entre empresas do mesmo grupo. Uma máquina importada da Volvo na Europa e vendida aqui no Brasil acaba tendo sua venda contabilizada como sendo da unidade brasileira e vice-versa, gerando tais diferenças.
Também é levado em conta o tipo de máquina comercializada. Máquinas de grande porte tem maior valor agregado e, por esta razão, têm maior peso no faturamento.
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