Internacional Titulo
Coreia do Sul ameaça Coreia do Norte com retaliações militares
Da AFP
24/05/2010 | 09:39
Compartilhar notícia


A Coreia do Sul responderá militarmente e de forma imediata no caso de uma nova agressão da Coreia do Norte, que deverá "pagar um preço" pelo afundamento da corveta sul-coreana "Cheonan", em março passado, afirmou nesta segunda-feira o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

"Se nossas águas territoriais, nosso espaço aéreo e nosso solo forem violados, utilizaremos imediatamente nosso direito à autodefesa", advertiu Myung-Bak, em um discurso transmitido pela televisão.

Seul pedirá ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que adote sanções contra Pyongyang pelo ataque contra a corveta, torpedeada por um submarino norte-coreano. Em sua mensagem em cadeia nacional, Lee anunciou que Seul impedirá o tráfego de navios norte-coreanos pelas rotas marítimas do Sul.

O presidente sul-coreano enfatizou que não aceitará mais provocações."As coisas mudaram. A Coreia do Norte vai pagar um preço à altura de suas provocações", afirmou Lee.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou a revisão da política de Washington em relação à Coreia do Norte e aprovou a ideia de aplicar sanções para apoiar sua aliada Coreia do Sul ante qualquer agressão de Pyongyang, indicou a Casa Branca (sede do governo).

"Esta revisão visa a assegurar que tomemos as medidas apropriadas e identifiquemos zonas onde seja necessário realizar ajustes", afirmou o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, em um comunicado por escrito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;