Cultura & Lazer Titulo Cinema
Visão de mulher
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
28/02/2012 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação


O ponto de vista feminino ganha destaque na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111), em São Paulo. O espaco cultural recebe a partir de hoje a mostra 'Mulheres na Direção', com seleção de longas-metragens comandados por diretoras de diferentes nacionalidades. O evento presta homenagem às cineastas de olho na comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. As sessões gratuitas ocorrem de terça-feira a domingo até dia 11. Os títulos não são recomendados para menores de 14 anos.

Produções de diferentes épocas, estilos e temáticas se reúnem na programação. Serão exibidos 10 filmes realizados entre os anos de 1990 e 2000. A mostra é ótima oportunidade para rever premiadas obras que estão longe das salas há alguns anos e assistir outros pela primeira vez na telona.

A noite de estreia será agitada por 'Após a Reconciliação' (2000), a partir das 19h. Com direção de Anne-Marie Miéville (que também assina o roteiro), o título aborda literatura, filosofia, felicidade e amor, assuntos que surgem durante a conversa de dois casais em um apartamento.

Entre discussões cada vez mais complexas e repletas de relatos pessoais dos personagens em cena, o filme assume papel de divã para os envolvidos. Destaque para a participação do cineasta Jean-Luc Godard no elenco - de quem Anne-Marie foi fiel colaboradora.

O primeiro dia também conta com sessão de 'Tudo Perdoado' (2007), de Mia Hansen-Løve, às 21h. Nunca lançado de maneira oficial no Brasil, o drama acompanha o cotidiano de Victor, viciado em drogas que vive com a mulher e a filha Annette. Após muitos anos, a garota descobre que seu pai ainda está na mesma cidade de antes e decide encontrá-lo.

Nomes como Mina Shum, Moufida Tlatli, Kira Muratova, Martine Dugowson, Cristina Comencini e Nicole Garcia também estão representadas no evento. Toda a programação está no site oficial da Cinemateca (www.cinemateca.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;