Política Titulo
PF pede explicações sobre relatório com dados do caseiro
Do Diário OnLine
07/04/2006 | 20:30
Compartilhar notícia


O delegado Rodrigo Carneiro Gomes, da PF (Polícia Federal) enviou nesta quinta-feira um pedido de explicações ao Coaf (Conselho de Controle da Atividade Financeira) sobre o relatório que aponta a movimentação bancária do caseiro Francenildo Costa. A PF quer saber quem deu a ordem para que o Coaf, do Ministério da Fazenda, investigasse as movimentações financeiras do caseiro e como o relatório foi produzido antes de ser encaminhado à PF.

O relatório do Coaf foi elaborado na Caixa Econômica Federal e foi utilizado como base para o inquérito que apura a origem dos R$ 25 mil em dinheiro, que Francenildo recebeu.

Segundo a polícia, o principal objetivo da consulta ao Coaf é confirmar os dados dos depoimentos dos assessores da Caixa, que afirmaram em depoimento à PF que pediram ao Coaf uma investigação sobre o caseiro atendendo a uma ordem direta do então presidente da Caixa, Jorge Mattoso.

A PF questiona os depoimentos, já que considera incoerente o presidente da Caixa ter ordenado pessoalmente o envio de dados ao Coaf . Além disso, a polícia acha que foi muito rápido o envio de dados de uma conta suspeita ao Coaf, procedimento que normalmente não levaria menos de um mês para ser concluído. O relatório chegou à PF dois dias depois da quebra do sigilo.

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci foi indiciado pela PF por quebra de sigilo bancário pelo caso Francenildo. Ele confirmou que recebeu o extrato do caseiro das mãos de Jorge Mattoso, mas negou que tivesse determinado a operação ilegal.

No entanto, Mattoso revelou a integrantes do governo e a parlamentares petistas que foi o ex-ministro quem lhe deu a ordem para que violasse o sigilo de Francenildo. No primeiro depoimento à PF, Mattoso confirmou que entregou a Palocci as cópias dos extratos bancários do caseiro, mas não esclareceu quem lhe passou a determinação.

A oposição quer que seja feita uma acareação entre Palocci e Mattoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;