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Indústria de equipamentos passa por fase de fusoes
Do Diário do Grande ABC
08/05/2000 | 15:51
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As fusoes e aquisiçoes que agitam o setor supermercadista brasileiro já atingiram a indústria de equipamentos. A Seral do Brasil S.A. Industria Metalúrgica, líder de mercado com participaçao de 70%, agrega bons dividendos a receita anualmente. O faturamento de 1999 somou R$ 70 milhoes e até dezembro deste ano a casa de R$ 110 milhoes deverá ser ultrapassada. "O setor está em franca expansao", afirma Anselmo Lindolfo de Almeida, coordenador de negócios. Para 2001 o crescimento mínimo previsto é de 20%.

A Seral, que até dois anos atrás concentrava a produçao em gôndolas, checkout e balcoes, otimista com o desenrolar dos negócios, decidiu entrar em novos nichos e buscar capital lá fora. Associou-se ao grupo alemao Linde, forte na produçao de refrigeradores, e na época adquiriu 75% das açoes da empresa brasileira.

A nova parceria permite que a Seral saia na frente com lançamento de produtos, garantindo largamente a liderança. No ano passado, a empresa investiu R$ 3 milhoes em equipamentos e em 2000 já quintuplicou a cifra, desembolsando R$ 15 milhoes, expandindo a produçao em 30%. A nova fábrica começa a operar a partir de julho, na cidade de Vinhedo, no Estado de Sao Paulo.

"Os refrigeradores estao sendo os produtos mais procurados", conta Almeida. Ele explica que empresas de pequenos e médios porte estao sendo adquiridas pelas gigantes redes supermercadistas e como geralmente encontram-se mal equipadas, exigem investimentos nesta área. "Prova disso é que o setor de refrigeraçao, é o que tem mais crescido nos últimos dois anos", afirma.

Pelas suas contas, o faturamento hoje está dividido meio a meio, mas a expectativa é que até o final deste ano as vendas de refrigeradores ganhem maior participaçao no bolo. Os lançamentos, que no ano passado chegaram a 30, poderao dobrar em 2000, com destaque para a área de refrigerador.

Exportaçao - Outra estratégia da Seral do Brasil para aumentar os rendimentos, será fincar pé nas vendas do mercado externo. Segundo o coordenador de negócios, as exportaçoes têm participaçao de 20% na receita, enquanto 80% sao provenientes do mercado interno. "Até o final deste ano queremos crescer pelo menos 20% nas exportaçoes", estima. Em 2002, acrescenta, o objetivo da Seral será liderar também as vendas de refrigerados em toda à América Latina. Hoje a empresa abastece basicamente a Argentina e o México. O grupo Linde obteve um faturamento mundial no ano passado da ordem de US$ 7 bilhoes.




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