Cultura & Lazer Titulo
CCSP é palco da 5ª Mostra de Dança Clássica
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 15:08
Compartilhar notícia


Com um repertório que destaca os grandes nomes do balé do século passado, como Petipa e J. Perrot o Centro Cultural Sao Paulo (CCSP) promove, de amanha (13) a domingo, a 5ª Mostra de Dança Clássica. Todas as apresentaçoes sao gratuitas.

A coordenaçao técnica dos espetáculos ficou por conta de Jorcir Rodrigues, com experiência de 40 anos na área. "A proposta desse evento é reunir novos talentos da dança clássica paulista e difundir os trabalhos que fazem uso dessa técnica", explica Rodrigues. "Também temos a intençao de abrigar trabalhos, grupos e intérpretes que pratiquem a técnica de dança clássica como meio de profissionalizaçao".

De acordo com o organizador, é justamente por esse motivo que o programa é variado, para que todos os bailarinos tenham a oportunidade de mostrar o seu potencial.

Programas - Serao exibidos trechos curtos de grandes coreografias, em dois programas distintos. "Divertissement", de Yellê Bittencourt, com três minutos de duraçao, abre a programaçao de amanha e dos dias 15 e 17, seguida por coreografias de Petipa: a remontagem de "Don Quixote", feita por Camilla Pupa, um grand pas-de-deux, com dez minutos, e "La Bayadére". Para encerrar, "Diana e Acteon", de Agripina Vaganova; e, novamente Petipa, em "A Escrava e o Mercador", "O Quebra-Nozes e O Corsário".

O segundo programa, a ser encenado quarta-feira e nos dias 14, 16 e 18, será aberto com "Cores em Preto e Branco", de Alcides Júnior. Seguem "Diana e Acteon", de Agripina Vaganova, "Paquita", de Petipa, e Giselle, de J. Perrot. Mais uma vez, as coreografias de Petipa encerram a programaçao: A Escrava e o Mercador", "O Corsário", "Carnaval em Veneza" e "Don Quixote".

Espaço - Rodrigues elogia o fato de o Centro Cultural Sao Paulo ser um dos poucos lugares que garante espaço para a dança no país. "Como toda a atividade artística das artes cênicas, a dança vem sofrendo com o agravamento das relaçoes sociais e econômicas e a dança clássica, por causa do seu alto grau de especializaçao, está tornando-se 'outsider' entre todos os gêneros", afirma Rodrigues.

De acordo com ele, "a saída para muitos talentos continua sendo o Aeroporto de Cumbica". "Percebendo a ausência de um lugar que abrigue essas novas geraçoes, o CCSP organiza há cinco anos a Mostra de Dança, para apoiar aquelas escolas que ainda resistem".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;