Nacional Titulo
RS distribui animais sentinelas para controlar aftosa
Do Diário do Grande ABC
14/11/2000 | 12:20
Compartilhar notícia


O governo do Rio Grande do Sul distribuiu animais sentinelas aos proprietários rurais da regiao de Jóia, atingida pelo surto de febre aftosa.

Esta é uma nova etapa do controle da febre aftosa.

O governo nao registra casos há um mês.

Cerac de 10 municípios estao no programa, 399 bovinos, 20 ovinos e 20 suínos, com até um ano de idade, que nunca foram vacinados e nao tiveram contato com o vírus da febre. Portanto, teriam mais sensibilidade para ser contaminados, caso a aftosa continue na área.

Com a medida, dentro de 15 dias e um mês serao realizados dois exames de sangue nos animais. Se derem resultado negativo, ficará comprovada definitivamente a eliminaçao total da doença na regiao. Com isso, será possível o posterior repovoamento normal dos rebanhos naquela área.

O surto da doença já fez com que 11 mil animais fossem sacrificados, o governo gaúcho já gastou R$ 7 milhoes 744 mil em indenizaçoes, pagamentos de renda mensal, cestas básicas de alimentos, distribuiçao de sementes de milho e outras despesas na operaçao de combate à aftosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;