Política Titulo
Plenário da Câmara absolve o deputado Josias Gomes
Do Diário OnLine
Com Agências
03/05/2006 | 20:52
Compartilhar notícia


O Plenário da Câmara absolveu nesta quarta-feira o deputado Josias Gomes (PT-BA) do processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Foram 228 votos a favor da cassação, 190 contrários, 19 abstenções, 5 em branco e 1 nulo. O pedido só seria aceito se no mínimo 257 dos 513 deputados, concordassem com a cassação.

Josias Gomes foi citado no relatório preliminar conjunto das CPMIs (Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito) dos Correios e da Compra de Votos como suposto beneficiário de R$ 100 mil repassados pelo publicitário Marcos Valério de Souza, apontado como operador financeiro do 'Mensalaõ'. O Conselho de Ética recomendou ao Plenário a cassação do mandato do deputado por 10 votos a um.

Em sua defesa, o parlamentar afirma que recebeu os recursos por recomendação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para pagar despesas de campanha do partido na Bahia, mas nega que tivesse conhecimento de que o dinheiro era de origem ilícita. O relator do processo de cassação no conselho é o deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

Agora, Josias Gomes é o 10° deputado absolvido pela Casa. Dos 19 parlamentares acusados de envolvimento com o Mensalão, dez foram absolvidos, quatro renunciaram para não enfrentarem um processo e apenas 3 foram cassados – Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE). Outros dois deputados ainda aguardam julgamento: Vadão Gomes (PP-SP) e José Janene (PP-PR).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;