Cultura & Lazer Titulo
Companhia conta história do tango em Sto.André
Daniella Grinbergas
Especial pra o Diário
18/06/2005 | 08:19
Compartilhar notícia


O Teatro Municipal de Santo André recebe neste sábado, às 21h o espetáculo Uma Noite de Tango com a Cia. Tango & Paixão. O grupo traz ao palco a sensualidade do tango argentino e as canções imortalizadas por Carlos Gardel e Astor Piazzolla.

A Cia. Tango & Paixão existe há dois anos e tem seu elenco composto por músicos e bailarinos argentinos, uruguaios e brasileiros. A Cia. se apresenta com cinco casais de bailarinos, dois cantores, uma cantora convidada e um quarteto musical composto por dois violões piano, contrabaixo e bandônion.

O espetáculo, composto por 25 peças, é uma homenagem aos grandes cantores e compositores do gênero. A companhia contará por meio da dança a trajetória do tango desde seu surgimento aos dias atuais.

"Fazemos um espetáculo cronológico. Apresentamos Carlos Gardel, o maior intérprete do tango e fechamos com Astor Piazzolla, que o revolucionou. Mostramos a essência do tango em uma noite que surpreenderá os apreciadores com as homenagens emocionantes que faremos", afirma Márcia Mello, bailarina e uma das diretoras artísticas.

O tango surgiu no final do século XIX da mistura de ritmos do subúrbio de Buenos Aires, Argentina. Por sua coreografia envolver homens e mulheres enlaçados com muita sensualidade, era mal visto e tornou-se um número de cabaré, reduto da boemia. Já no século XX o gênero foi levado a Paris e rapidamente espalhou-se pelo mundo. O tango popularizou-se com Carlos Gardel, considerado seu maior intérprete, em 1935. Na década de 1940, tornou-se mais sentimental, romântico, e passou a ser composto por poetas. Nos anos 50 surgiu Astor Piazzolla que inovou o gênero, utilizando recursos clássicos, com influências de Bach, Stravinski e do jazz.

Toda a história é representada no espetáculo deste sábado, que terá sua última apresentação da turnê em Santo André. "Vamos entrar em uma nova etapa e reformular. Estamos com este show há um ano, o tempo que achamos ideal para manter o mesmo repertório. A partir de setembro, o trabalho já será diferente. A idéia é sempre apresentar coisas novas e surpreender o público", diz Márcia.

Uma Noite de Tango - Música e dança. Sábado, às 21h. No Teatro Municipal de Santo André - pça. IV Centenário, s/nº. Santo André. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 20 (estudantes, aposentados e maiores de 65 anos pagam meia entrada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;