Política Titulo
Prefeito de Mauá nomeia nova secretária da cidade
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
08/06/2010 | 07:44
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), nomeou ontem a nova comandante da Pasta de Assuntos Jurídicos, Ana Paula Ribeiro Barbosa. A advogada, que atuou como diretora de Finanças e procuradora do município em duas gestões do chefe do Executivo, assume efetivamente o lugar de Mariângela Souza Secchi Pereira, chefe de gabinete do governo petista, que vinha liderando a secretaria interinamente desde a saída do ex-secretário da Pasta, José Alves Cavalcante, no dia 25.

Desde a exoneração de Cavalcante no fim de maio, Mauá vivia a expectativa de quem assumiria a cadeira. Para deixar o cargo, Cavalcante alegou motivos particulares.

Porém, nos bastidores a versão é de que ele não suportou as pressões sobre o trabalho desenvolvido por sua secretaria, uma vez que falhas nos projetos estavam sendo apontadas pela oposição. Outro fator decisivo é que o ex-comandante, com característica mais técnica, não teria se adaptado às manobras políticas.

Na sequência, entrou em cena Mariângela, que atuou por oito anos na primeira gestão de Dias como assessora na Secretaria de Governo. Nas últimas semanas, a chefe de gabinete acumulava também o comando da Pasta. Ela faz parte do grupo político do homem-forte da administração, o secretário de Governo, José Luiz Cassimiro.

Outro nome cogitado para assumir a cadeira era o do ex-deputado federal e ex-secretário de Assuntos Jurídicos na gestão petista em 2003, Wagner Rubinelli. O advogado retornou ao PT em abril após desfiliar-se do PPS. Procurado, Wagner Rubinelli não foi localizado.

Ventila-se que a indicação do nome de Ana Paula tenha partido de aliados do grupo político do ex-secretário de Obras e pré-candidato a deputado federal Hélcio Antonio da Silva, que é o mesmo do prefeito Oswaldo Dias.

Questionado, o petista negou que seu grupo tenha participado da decisão. "Conheço a Ana Paula, sei da sua competência, mas embora seja filiada ao PT não participa das reuniões de nosso grupo. A indicação partiu com certeza do prefeito", explicou.

Advogada trabalhou em duas gestões de Oswaldo Dias

A nova secretária de Assuntos Jurídicos de Mauá, Ana Paula Ribeiro Barbosa, é advogada e tem 38 anos.

A atual comandante da Pasta é mestre em Direito do Estado e especialista em Direito Tributário e em Direito Urbanístico.

De 1997 a 2001, Ana Paula exerceu na Prefeitura de Mauá o cargo de procuradora municipal.

Ela atuou também como diretora de Finanças durante a segunda gestão do prefeito Oswaldo Dias (2001-2004), sendo subordinada à ex-secretária de Finanças Valdirene Dardin, que foi condenada em primeira instância em 2007 e em segunda, em 2008, por peculato (apropriação indevida de dinheiro público).

A ex-chefe da Pasta foi acusada de ter realizado saques das contas municipais que somaram R$ 230 mil, entre 2003 e 2004.

Valdirene foi fichada à época no 1º DP de Mauá e permaneceu presa entre setembro de 2005 e janeiro de 2006.

Nos bastidores corre que, ao contrário de outros aliados ligados ao grupo do prefeito Oswaldo Dias, Ana Paula foi uma das militantes que se negaram a depor a favor de Valdirene.

Procurada, a nova secretária não foi localizada para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;