Política Titulo
Marinho nomeia técnicos para SBCPrev
Beto Silva
do Diário do Grande ABC
17/09/2011 | 07:43
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), nomeou um técnico para comandar a SBCPrev, autarquia municipal criada no início do mês para administrar as aposentadorias dos servidores. Glória Satoko Konno, diretora do Departamento de Gestão de Pessoal, será a superintendente do sistema previdenciário, a partir do dia 1º, quando o novo processo entra em funcionamento.

Ela foi escolhida por ter experiência no setor. Foi diretora executiva do Instituto de Previdência de Santo André, na gestão João Avamileno (2002 a 2008). Em 2005, as contas da entidade sob seu comando foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. O caso está em fase de recurso.

Também foi nomeado o funcionário de carreira Edson Barbosa Sobrinho, para exercer o cargo de diretor previdenciário da SBCPrev. Ainda faltam nomear outros dois comandantes da autarquia: os diretores jurídico, que também deve ser dos quadros técnicos do Executivo e já acompanhava os trâmites de aposentadorias e pensões, e financeiro, este será garimpado da iniciativa privada. Ambos têm de ser definidos em, no máximo, duas semanas.

A criação da SBCPrev foi criticada pelo funcionalismo e por integrantes do Fuprem (Fundo Municipal de Previdência), que será extinto dia 30. Um dos principais questionamentos era a possibilidade de os comandantes do novo órgão não terem qualquer vínculo com o sistema.

Mas, a opção de Marinho por indicações técnicas nada tem a ver com essas colocações, segundo o secretário de Coordenação Governamental, Tarcício Secoli. "Não faremos nenhuma maluquice. E (as nomeações) também não são para agradar ninguém. O que nosso governo tem feito é buscar alternativas em casa, valorizando nossos colaboradores", justifica o titular da Pasta.

Para que toda a estrutura administrativa e legal esteja em plenas condições antes do dia 1º, quando a SBCPrev começa a atuar, o Paço corre contra o tempo. As duas nomeações fazem parte desse processo. Estão sendo formalizados o CNPJ da autarquia e a abertura da conta em que os recursos serão depositados. Serão cerca de R$ 7,9 milhões mensais no fundo, para garantir 6.000 benefícios. A verba é oriunda de contribuição de 11% sobre salários dos trabalhadores estatutários e 22% de obrigações patronais (da Prefeitura).

A sede do SBCPrev funcionará provisoriamente numa sala do departamento de recursos humanos, na Avenida Senador Vergueiro. Posteriormente, terá um local específico, que ainda está sendo estudado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;