Internacional Titulo
Nome de brasileiro está entre os possíveis sucessores do papa
Da AFP
02/02/2005 | 16:23
Compartilhar notícia


A doença do Papa João Paulo II, 84 anos, internado de urgência nesta terça-feira pelas complicações de uma gripe, reacendeu nesta quarta-feira as especulações sobre os seus possíveis sucessores. O brasileiro Claudio Hummes,70 anos, arcebispo de São Paulo está entre a extensa lista de nomes cogitada pela imprensa italiana.

Entre os outros prelados possíveis para o cargo estão dois cardeais latino-americanos, o colombiano Darío Castrillón Hoyos, 75 anos, prefeito da congregação para o clero, e o hondurenho Oscar Rodriguez Madariaga, 62, arcebispo de Tegucigalpa, além do argentino Jorge Mario Bergoglio, 67 anos, arcebispo de Buenos Aires.

Outro candidato bem colocado é o cardeal negro Francis Arinze, 72 anos, prefeito da Congregação para o Culto Divino. Ainda estão listadas personalidades importantes, como os italianos Giovanni Battista Re, 71 anos, atual prefeito da Congregação para os Bispos e que durante anos foi vice-secretário de Estado do Vaticano; Dionigi Tettamanzi (Milão),70 anos, Angelo Scola (Veneza), 63 anos, Tarciso Bertone (Gênova), 70 anos, e Angelo Sodano, 77 anos, secretário de Estado e número dois da Santa Sé há 14 anos.

Há ainda candidatos menos conhecidos pela imprensa internacional, como o arcebispo de Viena, o cardeal Christoph Schönborn, 60 anos e o cardeal da Índia, Telesphore Placidus Toppo, arcebispo de Ranchi, 65 anos. Além disso, a Igreja tem à sua disposição cardeais de ascendência judaica, árabes, africanos e até um prelado de procedência muçulmana para reinar sobre mais de bilhões de católicos.

Autor de vários livros sobre a Santa Sé, Marco Politi destaca que os nomes mais cotados vêm do continente mais católico do planeta (Americano) e possuem todas as características para chegar ao trono de Pedro, graças a capacidade que demonstram ter para governar um mundo em constante mudança.

Atualmente o Sacro Colégio é formado por 120 cardeais de menos de 80 anos, limite de idade para eleger um novo papa. Os prelados estão divididos assim: 59 europeus, 14 americanos, 22 latino-americanos, 12 africanos, 11 asiáticos e 2 da Oceania. Segundo as regras fixadas por Paulo VI, o número de eleitores deve ser de 119.

O colégio dos cardeais convocado para designar o sucessor de João Paulo II possui 119 membros em vez de 120, já que um cardeal polonês, Henryk Gulbinowicz, reconheceu ter modificado sua idade de nascimento e ter na realidade 81 anos.

Apesar das declarações tranqüilizantes do Vaticano, a preocupação no mundo com as condições do papa aumentaram sendo que João Paulo II sofre do Mal de Parkison. Os colaboradores do Pontífice garantem a gestão de seus assuntos mais importantes na Igreja durante a internação, mas muitos observadores se perguntam quais podem ser os prelados candidatos à sucessão do primeiro papa polonês da história da cristandade, que bateu inúmeros recordes e marcou a história dos finais do século XX.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;