Cultura & Lazer Titulo
Tim Burton será homenageado no Festival de Veneza 2007
Das Agências
21/03/2007 | 18:08
Compartilhar notícia


O diretor norte-americano Tim Burton receberá o Leão de Ouro por sua carreira, na 64ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que ocorrerá entre 29 de agosto e 8 de setembro deste ano.

Segundo a agência Ansa, a Bienal de Veneza, organizadora do festival, anunciou nesta quarta-feira a escolha do homenageado deste ano, proposto pelo diretor artístico da mostra, Marco Muller. Na edição em 2006, o reconhecimento foi entregue ao norte-americano David Lynch.

O Leão de Ouro será entregue ao diretor no próximo dia 5 de setembro, durante uma mostra especial "Tim Burton Day", que incluirá uma série de eventos-surpresa. A entrega ocorre na próxima edição do Festival de Veneza, na Sala Grande do Palácio de Cinema.

Mais uma vez, o prêmio homenageia "um dos cineastas norte-americanos mais corajosos, visionários e inovadores, capaz de emocionar e fascinar os mais diversos e amplos grupos de espectadores, em equilíbrio sobre o fio que conjuga arte e indústria", diz uma nota oficial da Bienal.

No passado, Tim Burton já havia escolhido o Festival de Veneza para o lançamento mundial de suas obras de arte de animação, "O Estranho Mundo de Jack", apresentado na mostra em 1994, e "A Noiva Cadáver", em 2005.

Na opinião de Marco Muller, Tim Burton é um gênio do cinema, "o filho mais fantasioso da nova idade da arte". "Possui um talento único ao impregnar de profunda emoção as histórias que narra", acrescentou o diretor artístico do festival.

Tim Burton, em 23 anos de carreira, dirigiu 12 longas-metragens de sucesso, entre eles "Batman" (1989), "Batman - O Retorno" (1992), "Edward Mãos de Tesoura" (1990) e "Planeta dos Macacos" (2001). O diretor foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2006 por "A Noiva Cadáver".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;