Internacional Titulo
Chile prepara novos protestos contra detençao de Pinochet
Do Diário do Grande ABC
02/01/1999 | 15:11
Compartilhar notícia


O governo chileno prepara um novo protesto internacional em favor do general Augusto Pinochet, que completou neste sábado 78 dias de detençao em Londres, informou o jornal La Tercera, de Santiago.

O jornal publicou que o presidente Eduardo Frei enviará cartas à Organizaçao dos Estados Americanos (OEA) e ao Conselho de Segurança das Naçoes Unidas, para protestar contra a prisao do ex-ditador do Chile, de 1973 a 1990.

O ministro da Defesa, José Florencio Guzmán, e o vice-chanceler, Mariano Fernández, analisaram esta semana os preparativos do Gobierno para enfrentar o próximo processo da Câmara dos Lordes, relativo à prisao do general Pinochet. "Esta reuniao era necessária avaliar todos os antecedentes que possam ser usados pelo governo do Chile, sob orientaçao da Chancelaria, em favor de Pinochet, na próxima etapa do processo, em Londres", acrescentou Guzmán. O jornal informou que as cartas terao o mesmo teor das que foram enviadas ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, na qual o Gabinete chileno apela à solidariedade internacional para conseguir a libertaçao de Pinochet.

O ex-ditador foi preso em 16 de outubro numa clínica de Londres, por ordem de um tribunal britânico, atendendo à petiçao do juiz espanhol Baltasar Garzón, que visava sua extradiçao à Espanha, para julgá-lo pelos crimes de genocídio, terrorismo e torturas ocorridas durante o regime militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;