Economia Titulo
Bancários do ABC voltam a parar por um hora
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/09/2003 | 21:52
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Bancários do ABC programa para nesta quinta-feira uma nova paralisação de uma hora na abertura das agências da região, como forma de pressionar para que os bancos melhorem sua proposta de reajuste salarial para a categoria, cuja data-base é em 1º de setembro. Há estimados 7,5 mil bancários nas sete cidades. A nova rodada de negociações com representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que seria realizada esta quarta-feira, foi adiada para sexta-feira, às 15h, a pedido da federação.

O sindicato reivindica para os trabalhadores no segmento reajuste de 21,58%, que seria a reposição da inflação (18% pelo INPC), mais produtividade, enquanto a entidade patronal propõe um índice de 10% mais abono de R$ 1.320. O índice proposto seria baseado em uma inflação futura.

Os bancários buscam repor o poder de compra perdido com as altas da taxa inflacionária. “Os bancos têm condições de reajustar, em função da rentabilidade que têm”, disse o presidente da entidade dos bancários no Grande ABC, Vagner de Castro, que considera que as conversações têm sido pouco produtivas. Para o sindicalista, não se pode pensar em trocar a reposição por abono. Segundo ele, isso seria admitir que a massa salarial seria rebaixada. Castro disse que a categoria vai se preparar para, se não houver avanço nas negociações, entrar em greve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;