Economia Titulo
Dezembro teve crescimento no comércio do Grande ABC
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
08/01/2003 | 21:38
Compartilhar notícia


As vendas do comércio do Grande ABC em dezembro último apresentaram de um modo geral crescimento em relação ao mesmo mês de 2001, de acordo com os números de consultas dos lojistas aos serviços de proteção ao crédito de associações comerciais da região.

Pelos dados de utilização do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), indicador das vendas a prazo, houve em dezembro um incremento de 8% nos resultados dos comerciantes em Diadema e de 46,9% em Mauá, estabilidade em Santo André (0%) e queda (7,3%) em Ribeirão Pires. Nas vendas à vista ou com pré-datado, pelos números do Telecheque, houve crescimento do faturamento dos comerciantes em Santo André, Mauá e Ribeirão (2%, 57,8% e 0,6%, respectivamente) e retração em Diadema (-12,7%).

Os números agradaram representantes das entidades do setor. Para o gerente geral da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Luís Antônio Sampaio da Cruz, concretizou-se a previsão de que havia um consumo represado, em função das incertezas da economia, que foi escoado no final do ano passado. Ele estima ainda que os números das vendas à vista são maiores do que as computadas pelas consultas de cheque. "Há uma tendência de crescimento do uso do cartão de débito", disse.

O presidente da Aciarp (associação de Ribeirão Pires), Eduardo dos Santos Nogueira, tem uma avaliação semelhante. "Muitos receberam o 13º salário e preferiram pagar em dinheiro ou com cartão de plástico."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;